A escritora Clarice Lispector - Divulgação/AcervoIMS
Personagem

Manuscrito de Clarice Lispector é publicado na França

Os rascunhos de 'A Hora da Estrela' feitos pela escritora foram restaurados para publicação

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/05/2021, às 11h36

A editora francesa Les Saint Pères, que é especializada na publicação de manuscritos de grandes obras mundiais, publicará nesta segunda-feira, 3, os rascunhos de 'A Hora da Estrela', escritos por Clarice Lispector. Conforme o Splash, o lançamento ocorrerá de maneira conjunta na França, no Brasil e em Portugal.

Antes da publicação, o manuscrito passou por uma restauração. De acordo com Jessica Nelson, co-fundadora da editora, o objetivo é "restituir a escrita à mão à sua aparência original, como se a tinta tivesse acabado de secar no papel".

"É também uma maneira de devolver uma espécie de nobreza ao objeto-livro." prossegue. "Não negamos a modernidade, prova disso é que funcionamos muito bem por meio de nosso site e dos serviços online, mas o manuscrito recupera essa aura nobre da escritura."

Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice, foi quem forneceu os documentos à editora. Ele também participou da elaboração do texto presente na nova publicação. 

"Conheço a obra de Clarice há um bom tempo, graças às Éditions des Femmes, e Paulo nos deu acesso às imagens do manuscrito de 'A Hora da Estrela', ele gostaria que o material fosse publicado," disse Jéssica.

"O trabalho é fruto deste encontro. Nos encontramos em Paris há alguns anos e depois o trabalho continuou a ser feito por minha equipe, sempre consultando o Paulo durante o estudo do material. Não quis acelerar o processo para coincidir com as comemorações do centenário, queria que o projeto existisse em seu próprio tempo", finalizou.

França livro lança escritora manuscrito Lispector Editora brasileira 'A hora da estrela'

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro