Retratando figuras históricas, os itens de pratas foram descobertos no solo de uma importante rota comercial da Prússia
Wallacy Ferrari Publicado em 10/06/2020, às 09h30
Uma equipe de pesquisadores da Associação Histórica e de exploração descobriu mais de 500 moedas com figuras do século 17 em uma construção em Ełk, na Polônia. Com o auxílio de detectores de metais, a equipe aproveitou o asfalto removido para uma reforma de uma rodovia para analisar o solo.
Feitas de prata, os pesquisadores retiraram 507 moedas datadas na primeira metade do século 17, sendo possível a datação devido a moeda mais recente encontrada, que tem relação direta em 1652. Além das marcações, diversas figuras da época são representadas, como Fryderyk Wilhelm e Carlos X Gustavo.
Os relatórios da equipe também acrescentam que as relíquias são de diversos países e regiões, com várias denominações. Além das polonesas, moedas suecas, holandesas, escocesas e dinamarquesas foram encontradas, também com figuras locais, como os reis Carlos II de Inglaterra e Cristiano IV da Dinamarca.
O interesse no local da rodovia é historicamente importante, visto que Ełk estava localizado em uma importante rota comercial da Prússia. As moedas devem ser levadas ao museu histórico local para catalogação, datação e conservação antes de serem expostas ao público.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro