A estrutura datada da Idade da Pedra surpreende por ter aproximadamente 1.500 anos a mais que o Stonehenge
Redação Publicado em 14/04/2023, às 16h21
A exploração arqueológica da estrutura circular de 7 mil anos situada na cidade de Praga, capital da República Tcheca, foi recentemente finalizada, porém os especialistas ainda têm muitas dúvidas sobre o local histórico.
Embora tenha sido descoberto nos anos 80, as escavações no sítio datado da Idade da Pedra apenas se iniciaram em julho de 2022.
Vale mencionar que o monumento é considerado aquilo que sobrou de um roundel, uma construção esférica fortificada. Cerca de outros 200 desses já foram encontrados pela Europa Central, todos tão enigmáticos quanto, mas o tcheco surpreende por sua idade.
Segundo informado pela Academia de Ciência Tcheca em seu portal, os arqueólogos ainda encontraram fragmentos de potes de cerâmica e ferramentas de pedra, como machados e furadores.
Uma das questões que os pesquisadores querem responder é qual a função que a estrutura milenar de Praga teve para a população que vivia ali 7 mil anos atrás.
Se parece com o mundialmente famoso monumento inglês Stonehenge, mas é 1.500 anos mais velho. Para que era usado o rondel pré-histórico na orla de Vinoř? Poderia ter desempenhado funções religiosas, ou talvez fosse o ponto de encontro diário de nossos ancestrais? Quem construiu esta estrutura circular e por quê?", diz a Academia de Ciência Tcheca em um comunicado a respeito da descoberta.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro