O imenso pedaço de gelo quebrou-se da chamada plataforma de gelo Brunt
Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/03/2021, às 15h59
Na última sexta-feira, 26, um iceberg com uma extensão de 1270 quilômetros quadrados desprendeu-se da Plataforma de gelo Brunt, uma das geleiras da Antártica. O evento, embora significativo, não foi uma surpresa: a plataforma já exibia uma rachadura desde novembro do ano passado.
"Nossas equipes no BAS foram preparadas para o nascimento de um iceberg da plataforma de gelo de Brunt durante anos", comentou Dame Jane Francis, que é a diretora do British Antarctic Survey, em entrevista divulgada pelo Live Science. Apenas na última década, a Plataforma Brunt já se partiu de forma semelhante em outras três ocasiões.
A especialista ainda informou quais as previsões do órgão a respeito da trajetória do novo iceberg: "Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se afastar, ou pode encalhar e permanecer próximo à Plataforma de gelo de Brunt”.
"Embora a quebra de grandes partes das plataformas de gelo da Antártica seja uma parte inteiramente normal de seu funcionamento, grandes eventos de quebra, como o detectado na plataforma de gelo de Brunt na sexta-feira, permanecem bastante raros e emocionantes", comentou ainda o professor Adrian Luckman, que esteve monitorando a geleira de perto nas últimas semanas, em entrevista à BBC.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro