O enxadrista postou a carta em seu perfil do Twitter, na última segunda, 26
Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 27/09/2022, às 13h54 - Atualizado às 14h25
O norueguês Magnus Carlsen e o norte-americano Hans Niemann se envolveram em polêmica no mundo do xadrez. No início do mês, Niemann ganhou uma partida contra Magnus, considerado o principal enxadrista da atualidade.
Ele foi acusado de ter utilizado programas de inteligência artificial para trapacear. Além disso, outra acusação apontou que o jogador teria usado um sex toy para vencer o duelo.
Nesta segunda-feira, 26, Carlsen publicou uma carta reafirmando as denúncias contra Niemann, e ainda pediu mudanças urgentes, a fim de evitar novas trapaças. O grão-mestre de 31 anos escreveu:
Acredito que trapacear no xadrez é um grande problema e uma ameaça existencial ao jogo. Também acredito que os organizadores de xadrez e todos aqueles que se preocupam com a santidade do jogo que amamos deveriam considerar seriamente aumentar as medidas de segurança e os métodos de detecção de trapaças para o xadrez acima do tabuleiro".
Magnus também acrescentou dizendo que Hans trapaceou de maneira ainda mais incisiva, por reiteradas vezes. O norueguês abandou uma nova partida diante do rapaz norte-americano, que marcaria a sexta rodada da Julius Baer Generations Cup, da etapa de Meltwater na Turnê dos Campeões, no último dia 19, segundo o Terra.
Carlsen, porém, reconheceu que a decisão de desistir da partida causou frustração nos fãs de xadrez, principalmente por ter sido sem precedentes. Ele reforçou que quer continuar jogando em alto nível: "Nós precisamos fazer algo a respeito das trapaças e daqui para frente não quero mais jogar com pessoas que trapacearam repetidas vezes no passado, porque eu desconheço o que essa pessoa pode fazer no futuro".
My statement regarding the last few weeks. pic.twitter.com/KY34DbcjLo
— Magnus Carlsen (@MagnusCarlsen) September 26, 2022
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro