Em Santa Catarina, a apostila para curso preparatório comparou, em texto, o presidente Lula à ditadores de extrema-direita
Redação Publicado em 29/03/2023, às 17h14
O Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF) recebeu uma denúncia contra um cursinho do estado que comparou o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ditador nazista de extrema-direita, Adolf Hitler.
Nesta quarta-feira, 29, o MPF confirmou que recebeu a denúncia contra o curso preparatório. O caso também foi levado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, como repercutido pelo G1. O Procon notificou a empresa na última segunda-feira, 27, para prestar esclarecimentos em até 10 dias.
A Domina Concursos, procurada pelo portal NSC, afirmou que não concorda com ataques a honra de agentes públicos, entidades ou demais setores. Ela também declarou que se coloca à disposição para esclarecimentos.
No texto presente na apostila que era vendida para concurseiros que tentavam vaga como professor de Artes na prefeitura de Garopaba, no sul catarinense, Lula também é comparado ao ditador fascista de extrema-direita, Benito Mussolini.
Cursinho de Crisciúma (SC) é investigado por comparar Lula a Hitler e Mussolini em SC https://t.co/kXMob5ac1r
— Sérgio PAVArini (@pavarini) March 28, 2023
Apostila também chama Dilma Rousseff de “búlgara insignificante" e ataca ministros do STF pic.twitter.com/RIFj1o2HNZ
O Procon informou, em nota, que a apostila é alvo de denúncia: "traz nas páginas de Conhecimentos Gerais um ataque virulento com fake news contra autoridades da República. O texto compara o presidente Lula a Hitler e Mussolini, ataca integrantes do STF, questiona os resultados das eleições com urnas eletrônicas e se refere à ex-presidenta Dilma Roussef como 'búlgara insignificante'".
Em Criciúma, na mesma região, o Procon notificou o proprietário da empresa e o caso foi levado às autoridades por Leonel Camasão, presidente do PSOL em Florianópolis e pelo vereador de Garopaba Jean Ricardo (PSB).
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro