Lula durante pronunciamento neste domingo, 8 - Reprodução/Video
Brasil

Lula decreta intervenção federal e chama responsáveis de ‘vândalos, nazistas e fascistas’

Presidente Lula apontou que responsáveis pelas invasões serão identificados e punidos: “Fizeram o que nunca foi feito na história desse país”

Redação Publicado em 08/01/2023, às 18h40

Após extremistas bolsonaristas invadirem e depredares as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, neste domingo, 8, o presidente Lula fez um pronunciamento oficial e decretou intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. 

Desta forma, os órgãos de segurança pública da capital ficarão sob responsabilidade de Ricardo Garcia Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça. Até então, os policiais militares estavam sob tutela do governado do DF, Ibaneis Rocha, mas eles se demonstraram lenientes no combate aos manifestantes. 

Esses policiais que participaram disso não poderão ficar impunes e não poderão integrar a corporação porque não são de confiança da sociedade brasileira”, disse o presidente Lula em coletiva, transmitida ao vivo em suas redes sociais.

Punição exemplar

Além disso, o presidente Lula também afirmou que os extremistas que participaram dos atos de vandalismo serão identificados e punidos de forma exemplar: “Todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”. 

“Vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, livre comunicação e livre expressão, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia. Essas pessoas, vândalos, nazistas e fascistas fanáticos fizeram o que nunca foi feito na história desse país”, disse de forma enfática. 

Nós chamamos essas pessoas de fascistas, invadir a sede do governo, da Suprema Corte e do Congresso é abominável”, completou, em outro trecho.

Lula se pronuncia sobre atos antidemocráticos https://t.co/c2Wnk9X39F

— Lula (@LulaOficial) January 8, 2023
Brasil notícias presidente Política Brasília terrorismo Lula bolsonarismo

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro