O presidente Lula - Getty Images
Lula

Lula classifica tentativa de golpe como “revolta dos ricos que perderam as eleições”

Presidente Lula destacou que atos terroristas em Brasília são frutos de um gesto de inconformismo por parte da elite

Redação Publicado em 06/02/2023, às 13h59

Nesta segunda-feira, 6, Aloizio Mercadante tomou posse como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Presente na cerimônia, o presidente Lula fez um discurso criticando os responsáveis pela tentativa de golpe em 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

Durante o pronunciamento, conforme destacou o UOL, Lula atribuiu os atos golpistas como um gesto de inconformismo por parte da elite, que não aceita a derrota democrática de Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais. 

O que aconteceu no Palácio do Planalto, no Congresso e no STF foi uma revolta dos ricos que perderam as eleições. Nós não podemos brincar, porque um dia o povo pobre pode se cansar de ser pobre e fazer as coisas mudarem nesse país."

Atualmente, a Polícia Federal tem feito operações para tentar identificar tantos as pessoas que participaram dos atos terroristas quanto os responsáveis por seu financiamento. 

Equilíbrio Social

Ainda durante sua fala, o presidente Lula ressaltou a importância de um “equilíbrio social” junto de um equilíbrio fiscal, destacando que, atualmente, há cerca de 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil

Se nós decepcionarmos esse povo e eles pararem de acreditar em nós, não sei o que será desse país. Esse país não pode continuar sendo governado por uma parcela da sociedade, tem que ser governado para a maioria”, completou.
notícias Política Brasília Golpe de Estado terrorismo Bolsonaro Lula Elite

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro