Presidente brasileiro é descrito como 'um dos maiores negacionistas do coronavírus do mundo'
Redação Publicado em 27/08/2022, às 09h34
Uma imagem atribuída a uma página de livro didático norueguês mobilizou usuários do Twitter durante a semana após realizar associações negativas sobre o comportamento do presidente Jair Bolsonaro em respeito a pandemia.
Contudo, na última sexta-feira, a TV Globo não apenas confirmou em apuração que o conteúdo é verdadeiro, como levantou maiores informações sobre a referência na página do material.
Trata-se de um livro didático intitulado "Fabel 10", direcionado para alunos do ano inicial do Ensino Médio. Parte da obra é dedicada ao estudo de atualidades, levantando o comportamento de governantes durante a pandemia mundial de coronavírus, incluindo o chefe de estado brasileiro.
O livro, que foi produzido em 2021 e está em circulação na Noruega, classifica Bolsonaro como "um dos maiores negacionistas do coronavírus do mundo", além de citar a demissão de Luiz Henrique Mandetta, primeiro ministro da Saúde do presidente, devido ao confronto ideológico do responsável pela pasta com o líder brasileiro.
A obra ainda acrescenta a ausência de empatia do político em relação ao aumento no número de mortes, destacando que o brasileiro apontou uma suposta "histeria criada pela mídia" e ainda legendando sua fotografia com fala polêmica: "Chega de frescura, vão ficar chorando até quando?".
Enquanto as pessoas ao redor do mundo ficaram em casa durante a pandemia, ele [Bolsonaro] reuniu grandes multidões ao seu redor e cumprimentou os apoiadores que se aglomeravam ao seu redor. Chamou a Covid de 'gripezinha", diz um trecho do livro, em tradução livre.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro