Imperador do Brasil manteve amizade com atriz italiana por cerca de duas décadas
Fabio Previdelli Publicado em 10/01/2023, às 13h28
No próximo dia 17 de janeiro, o Palazzo Pamphiji, em Roma, capital da Itália, sediará um evento em homenagem ao bicentenário da atriz de teatro italiana Adelaide Ristori (1822-1906).
A festa será realizada pela embaixada do Brasil em Roma e conta com a colaboração do Museo Biblioteca dell'Attore, que fica na cidade italiana de Gênova, e da Fundação Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro.
A ocasião marcará o lançamento do livro "Di lei attaccatissimo D.Pedro. Epistolario tra Adelaide Ristori e l'ultimo imperatore del Brasile", que reúne correspondências trocadas entre Adelaide e o imperador Dom Pedro II.
Conforme relatado pela agência ANSA, Pedro II e a atriz italiana tiveram uma intensa relação de amizade por cerca de duas décadas. A obra, cuja curadoria ficou por conta de Alessandra Vanucci, possui 140 cartas trocadas pelos dois.
Nos telegramas, o imperador e a italiana conversavam sobre os mais diferentes temas, como literatura, viagens e até conhecidos em comum. O livro ainda será ilustrado com fotografias raras e trará notas contextualizando o leitor.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro