Posição do Brasil no ranking de 'melhores culinárias do mundo' irritou internautas
Redação Publicado em 24/12/2022, às 12h00 - Atualizado em 25/12/2022, às 18h47
O que seria apenas a divulgação de uma lista de 'melhores culinárias do mundo' acabou enfurecendo internautas ao do redor do mundo. Isso porque muitos não entenderam como os Estados Unidos ficaram à frente de países como o Brasil e França. Além disso, a Inglaterra não apareceu nem no top 30 da lista.
A lista que causou polêmica foi divulgada pelo site gastronômico TasteAtlas, descrito como "um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos". O ranking conta com as '95 melhores culinárias do mundo' e foi divulgado na última semana através do Twitter.
Which one is your favorite?
— TasteAtlas (@TasteAtlas) December 22, 2022
Full top 95 list: https://t.co/194Xj0ZMZ4 pic.twitter.com/v4uYHnGzGD
Enquanto a Itália ocupa o topo da lista, os EUA ficaram em 8º lugar, o que surpreendeu internautas, afinal, o país ficou à frente da França, em 9º lugar, enquanto a Inglaterra ocupa o 29º lugar na lista. O país de Biden também está a frente de nações como Tailândia, Líbano e Malásia.
"Esta é uma lista que você faria se nunca tivesse se alimentado com comida", respondeu um internauta nos comentários da lista. "Estados Unidos e Inglaterra não estarem na zona de rebaixamento dessa lista É UM CRIME", escreveu um brasileiro.
Já o Brasil ocupa 12º lugar no ranking do site, o que também acabou por chamar a atenção de muitos brasileiros, que não deixaram de repercutir a polêmica.
"No dia que a culinária brasileira for pior do que a norte-americana eu viro um prédio de 12 andares no centro de Maceió", brincou um internauta a respeito da posição da comida brasileira na lista. "Estados Unidos na frente do Brasil sendo que a comida mais famosa daquele país é um macarrão com queijo processado", ironizou outro internauta.
"Como assim o hot dog tá em 8° e a feijoada em 12°??", escreveu um internauta ao descrever a posição das nações na lista que causou polêmica.
Brasil abaixo dos estados unidos????????? como que feijoada, brigadeiro e coxinha fica abaixo de mc donalds, chic fil-A e burguer king?
— {radio silence} (@Bianca82754523) December 24, 2022
Com a Itália em primeiro lugar, a lista é seguida pela Grécia, Espanha, Japão e Índia. Já a Eslováquia ficou em 50º, ou seja, o último país listado na imagem compartilhada no Twitter. Já a Noruega ficou em 95º no ranking geral do site.
Em comunicado enviado ao Newsweek, o site responsável pela lista disse que está acostumado com a repercussão da lista.
"Todos os anos, quando publicamos a lista, há muitas pessoas furiosas, até mesmo ligações de embaixadas. Aprendemos a conviver com isso", afirmou TasteAtlas no comunicado.
O veículo também aproveitou para explicar a metodologia. "Vamos esclarecer nossa metodologia. Somos um site dedicado a pratos tradicionais locais com um banco de dados de mais de 15.000 pratos e ingredientes. Ao longo do ano, as pessoas classificam esses alimentos (não cozinhas) em nosso banco de dados", diz o comunicado.
"Alguns votos são reconhecidos pelo nosso sistema como inválidos", destacou o TasteAtlas, mencionando "votos nacionalistas: as pessoas de um país dão notas altas a seus pratos e notas baixas a seus vizinhos. Não contamos esses votos".
O comunicado também diz que "no final do ano, fazemos a média dos pratos mais bem avaliados em cada cozinha (para que a França não seja derrubada por sapos, por exemplo). E pronto". O veículo reconhece que "ninguém gosta dessa lista, mas é um reflexo das vozes válidas de pessoas reais. É por isso que escrevemos: 'não nos odeie; estamos apenas contando votos".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro