Fotografia policial de Jairinho, acusado de matar o menino Henry Borel, e Pedro Bial, apresentador do 'Linha Direta' - Divulgação/Polícia do Rio de Janeiro / Divulgação/TV Globo
'Linha Direta'

Linha Direta sobre caso Henry Borel é liberado pela Justiça e vai ao ar esta noite

Nesta quinta-feira, 18, o 'Linha Direta' apresentará o caso da morte de Henry Borel

Redação Publicado em 18/05/2023, às 09h43

Nesta quinta-feira, 18, será exibido na TV Globo o novo episódio do 'Linha Direta', programa de cunho investigativo que apresenta casos, resolvidos ou não, da Justiça brasileira, envolvendo mortes que polemizaram e abalaram a população. Para o novo episódio, porém, algumas controversas surgiram.

Isso porque o mais novo episódio do 'Linha Direta' vai tratar do caso Henry Borel, um menino de 4 anos que foi morto em 2021, sendo os principais acusados o padrasto, Jairo Souza Santos Júnior, mais conhecido como Jairinho, e a mãe, Monique Medeiros, que teria servido como cúmplice.

Porém, o caso ainda não foi concluído na Justiça, e como os acusados ainda não foram indiciados de fato, a defesa do homem havia conseguido uma liminar que impediria a exibição do programa.

Porém, na noite de ontem, quarta-feira, 17, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu liberar a transmissão do caso pela Globo. 

O ministro Gilmar Mendes / Crédito: Getty Images

 

Censura?

Em texto de decisão, Gilmar Mendes alega que a defesa de Jairinho tinha "o claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público", por isso sua intervenção, como conta O Globo. E ainda complementa, falando sobre a juíza Elizabeth Machado Louro, do Tribunal de Justiça do Rio, que tomou a decisão anterior:

A eminente magistrada extrapola os limites de suas funções judicantes para se arvorar à condição de fiscal da qualidade da produção jornalística de emissoras de televisão."

Para o programa que será exibido esta noite, todos os advogados envolvidos no caso foram ouvidos, incluindo Cláudio Dalledone, que representa Jairinho, e o promotor Fábio Vieira

Vale pontuar também que o caso corre, mas não está em segredo de Justiça, de forma que as audiências são transmitidas sempre ao vivo no canal do Tribunal de Justiça do Rio, na internet. O julgamento definitivo, porém, ainda não possui uma data definida.

Brasil notícias Crime censura globo Justiça linha direta supremo tribunal federal Jairinho Caso Henry Borel Gilmar Mendes

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro