Imagem ilustrativa de fachada da Universidade Mackenzie - Reprodução / Vídeo
Mackenzie

'Levarei meu fuzil', diz aluno em grupo pró-Bolsonaro em universidade Mackenzie

Mackenzie suspende aulas antes de segundo turno

Redação Publicado em 28/10/2022, às 15h42

Em um grupo de WhatsApp, alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, trocaram mensagens alegando que agirão com violência contra alunos da instituição que farão ato nesta sexta-feira, 28, em prol de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quinta-feira, 27, circularam entre funcionários e estudantes da Mackenzie,  prints das mensagens trocadas entre os alunos. Um dos alunos escreve: "Em nome de Bob Jeff [Roberto Jefferson], levarei meu fuzil".  "Quem derrubar mais petista, eu pago uma dose", diz outro. E um terceiro questiona: "Pode ir armado?".

Como informado pela Folha de São Paulo, a instituição emitiu um comunicado dizendo que as aulas no campus Higienópolis estão suspensas nesta sexta, 28, em "virtude do preparo dos prédios do campus" para o segundo turno, no domingo, 30. A medida não foi adotada no primeiro turno.

as autoridades, municipais e estaduais, foram responsavelmente informadas para que seja mantida a segurança e a ordem na área", disse a Universidade por meio de nota.

A mensagem de um suposto aluno do ato a favor de Lula, também circula no grupo:  "Vamos matar os bolsominions", diz. Segundo os alunos que organizam o “Maria Antônia Pela Democracia”, que defende a candidatura do petista, não há registros de que essa mensagem tenha sido enviada no grupo a favor da candidatura de esquerda. 

Eles afirmam que o conteúdo foi compartilhado dentro do grupo “Mack Verde e Amarelo” e providências junto à ouvidoria da universidades serão tomadas para que se possa identificar e punir os autores.

Mack verde e amarelo

Em 1968, ocorreu a batalha “Maria Antônia”, na qual, alunos de esquerda da Universidade de São Paulo (USP) e de direita do Mackenzie, se enfrentaram. Um dos membros do grupo do WhatsApp “Mack Verde e Amarelo”, disse que os alunos pró PT querem  "uma reedição da batalha da Maria Antônia". 

"Tem que metralhar essa petralhada", escreve um deles.

Em seu Instagram, o “Mack verde e amarelo”, publicou nesta quinta-feira, 27, uma nota alegando que os organizadores dos dois movimentos conversaram e se comprometeram a manter "a paz e a distância".

Foi decidido que as manifestações ocorrerão em horários distintos, com a manhã reservada para o Mack Verde e Amarelo, que se reunirá na rua Maria Antônia e "Durante a tarde/noite, a direita se manterá dispersada, com suas camisetas verdes e amarelas, porém sem se encontrarem e se unirem em locais". Enquanto que o Mack com Lula fará o ato pela democracia às 19h, também com concentração na rua Maria Antônia.

Democracia eleições Bolsonaro Lula Batalha Maria Antônia Mackenzie

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro