Letra de música viajou à velocidade da luz por aproximadamente 254 milhões de quilômetros, chegando ao planeta Vênus em 14 minutos
Giovanna Gomes Publicado em 17/07/2024, às 13h58
O Deep Space Network (DSN), o maior e mais sensível serviço de telecomunicações da NASA, foi utilizado, pela segunda vez na história, para enviar uma música ao espaço. "The Rain (Supa Dupa Fly)", single da rapper americana Missy Elliott, viajou à velocidade da luz por aproximadamente 254 milhões de quilômetros, chegando a Vênus em 14 minutos.
A transmissão da letra, que celebra a individualidade e a resiliência, ocorreu no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, no dia 12 de julho.
Segundo informações do portal Galileu, o DSN faz parte do programa Space Communications and Navigation (SCaN) da NASA e consiste em uma série de enormes antenas de rádio, as quais permitem que missões enviem comandos e recebam dados científicos de espaçonaves explorando a Lua ou regiões mais distantes.
Anteriormente, o sistema havia transmitido apenas uma outra música para o espaço, em 2008: "Across the Universe", dos Beatles.
“Tanto a exploração espacial quanto a arte de Missy Elliott têm sido sobre ultrapassar limites”, afirmou Brittany Brown, diretora da NASA, em nota à imprensa. A diretora destaca que a rapper tem um histórico de infundir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes.
Ainda não consigo acreditar que 'The Rain (Supa Dupa Fly)' se tornou o primeiro hip-hop a ser transmitido para o espaço. Estou muito honrada por poder compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!”, celebrou a rapper Missy Elliott.
“Junto com a Nasa, eu escolhi que a letra chegasse até Vênus, porque esse planeta simboliza força, beleza e empoderamento”, revelou a artista.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro