Jogador brasileiro Vinicius Júnior - Getty Images
Vinicius Jr.

Justiça da Espanha arquiva processo sobre cantos racistas a Vinicius Jr.: 'Máxima rivalidade'

Vinicius Jr. foi chamado de 'macaco' pela torcida do Atlético de Madrid durante partida em setembro

Redação Publicado em 02/12/2022, às 14h33

Nesta sexta-feira, 2, o Ministério Público da Espanha arquivou o caso que investiga cantos racistas proferidos pela torcida do Atlético de Madrid contra o jogador brasileiro Vinicius Jr, segundo informações do jornal espanhol “Marca”. 

O caso ocorreu em setembro, quando o atleta foi ofendido por torcedores rivais e também por Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis.

A Justiça classificou as atitudes como “desagradáveis e desrespeitosas” e que os cantos foram “proferidos durante partida de máxima rivalidade”. Além disso, o Ministério Público acrescentou que o ato "durou apenas alguns segundos", sendo assim, não teria conferido nenhum delito. 

Dois meses depois do ocorrido, a promotoria espanhola também afirmou que não há uma ação específica a ser analisada, nem mesmo a determinada pessoa e que, dentro do contexto, as atitudes não podem ser imputadas. 

O caso 

A emissora espanhola “Gol Television” flagrou ofensas a Vinicius Junior durante o clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid. Na vitória do Real por 2 a 1 no estádio do rival, o brasileiro ouviu a expressão “macaco de m…” vindo das arquibancadas. 

Antes do jogo, durante o programa tradicional local "Chiringuito", o jogador também foi alvo de comentários racistas por Pedro Bravo:

Tem que respeitar o adversário. E quando você marca um gol em seu adversário, se quiser sambar, vá para o Sambódromo, no Brasil. Aqui, o que você tem que fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de brincar de macaco. Tem que respeitar". 

Em um vídeo postado nas redes sociais, Vinicius Jr declarou: 

Fui vítima de xenofobia e racismo numa só declaração, mas nada disso começou ontem". 

 

Futebol racismo Espanha Justiça Real Madrid Pedro Bravo Vinicius Jr. Atlético de Madrid

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro