Após morte de Elizabeth, soberana dinamarquesa ganhou novo marco no próprio jubileu, celebrando 50 anos de reinado
Redação Publicado em 12/09/2022, às 10h05
A rainha Margrethe II da Dinamarca se tornou a única e mais antiga monarca reinante da Europa após a morte da rainha Elizabeth II na última quinta-feira, 9, aos 96 anos.
Neste ano, a soberana de 82 anos celebra seu próprio jubileu, marcando o 50º aniversário de sua ascensão ao trono dinamarquês. A data deveria ter sido comemorada em janeiro, mas foi reduzida e adiada devido à pandemia de covid-19.
Agora, as festividades devem acontecer de forma discreta em uma demonstração de respeito à Elizabeth, sua prima de terceiro grau. A decisão de atenuar as celebrações foi tomada “pela própria rainha”, informou o Palácio de Amalienborg, segundo a imprensa dinamarquesa.
Ouvido pelo jornal dinamarquês Berlingske, o historiador Lars Hovbakke Sørensen explicou que, embora os laços entre as famílias não sejam “tão próximos”, a decisão de cancelamento seguiu o protocolo esperado.
Enviaria o sinal errado para o mundo se você realizasse festivais de rua”, destacou. “É necessário mostrar sua simpatia, principalmente porque existem laços pessoais e familiares entre as duas famílias reais.”
As celebrações do jubileu de Margrethe II deveriam acontecer em todo o país durante o final de semana, com a rainha aparecendo na sacada do Palácio de Amalienborg com membros da família real e depois fazendo uma procissão de carruagens pelas ruas de Copenhague.
Os eventos de rua foram cancelados e, em vez disso, houve uma apresentação de gala no Teatro Real que decorreu “de forma ajustada”, de acordo com o palácio. Membros das famílias sueca e norueguesa participaram das celebrações que incluíram um culto na igreja de Nossa Senhora em Copenhague seguido de um almoço no Royal Yacht Dannebrog e um jantar no Palácio de Christiansborg, no domingo, 11.
A rainha dinamarquesa enviou uma carta de condolências ao rei Charles III, descrevendo Elizabeth II como “uma figura imponente entre os monarcas europeus e uma grande inspiração para todos nós”. Ela também afirmou que “sentiremos terrivelmente a sua falta.”
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro