As jovens Elene e Anna - Divulgação/vídeo/Youtube/ABC News (Australia)
Irmãs gêmeas

Jovens que se conheceram pelas redes sociais descobrem que são gêmeas

Ao notarem semelhança física, duas jovens da Geórgia decidiram realizar um teste de DNA — e acabaram realizando uma importante descoberta sobre seu passado

Giovanna Gomes Publicado em 04/07/2024, às 09h54 - Atualizado em 08/07/2024, às 19h21

Em 2022, uma estudante da Geórgia chamada Elene Deisadze encontrou a conta da jovem Anna Panchulidze no TikTok, e se surpreendeu ao notar uma incrível semelhança entre as duas.

Intrigada, Elene contatou Anna, e as duas, então com 19 anos, iniciaram uma amizade digital. Como, aos 18 anos, ambas descobriram serem adotadas, decidiram fazer um teste de DNA. O resultado confirmou que elas eram não apenas irmãs, mas gêmeas.

Tive uma infância feliz, mas agora todo o meu passado parece uma ilusão" disse Anna, estudante, à AFP.

Teste de DNA

Tamuna Museridze, que administra um grupo no Facebook dedicado a reunir bebês roubados com seus pais biológicos, ajudou a organizar o teste de DNA de Elene e Anna. Ela fundou o grupo em 2021, depois de descobrir que havia sido adotada. O grupo tem cerca de 200.000 membros.

Ela explicou à AFP que muitas mães foram informadas falsamente de que seus bebês haviam morrido após o nascimento, enquanto os pais adotivos muitas vezes desconheciam a ilegalidade da operação ou conscientemente optaram por burlar a lei para evitar a longa espera para adoção.

Na Geórgia, os pais adotivos pagavam o equivalente a vários meses de salário, enquanto no exterior, a adoção custava até US$ 30.000. Na década de 2000, as medidas contra o tráfico introduzidas pelo presidente Mikheil Saakashvili acabaram com esse sistema.

A mãe adotiva de Elene, Lia Korkotadze, relatou que ela e seu marido decidiram adotar após descobrir que não poderiam ter filhos. Em 2005, um conhecido mencionou um bebê de seis meses que poderia ser adotado mediante pagamento, e Elene chegou à sua casa supostamente sem que Korkotadze suspeitasse de qualquer ilegalidade.

tráfico Geórgia Irmãs Gêmeas separadas ao nascer adotadas

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro