A rainha Elizabeth II - Getty Images
Elizabeth II

Jovem que tentou matar Elizabeth II com uma besta é condenado à prisão

O homem tentou matar a monarca utilizando uma besta no ano de 2021, no castelo de Windsor

Redação Publicado em 05/10/2023, às 14h29 - Atualizado às 14h49

Jaswant Singh Chail, 21, foi condenado a nove anos de prisão por uma tentativa de assassinato contra a rainha Elizabeth II, ocorrida no Natal de 2021, no Castelo de Windsor. O crime foi considerado traição conforme a lei britânica. A decisão aconteceu nesta quinta-feira, 5.

Chail foi detido em 25 de dezembro de 2021, quando tinha 18 anos, nas proximidades dos aposentos da rainha, com o rosto coberto por uma máscara de metal e portando uma besta, um tipo de arco que dispara flechas por meio de um gatilho. Na época, a rainha, com 95 anos, estava no castelo devido à pandemia de COVID-19, celebrando as festas de fim de ano com sua família, incluindo seu filho Charles, que se tornou rei após a morte de Elizabeth II.

Chail foi condenado a uma pena “híbrida” e permanecerá em um hospital psiquiátrico até que seu estado permita sua transferência para a prisão. Seu ato foi classificado como “Treason Act” (Ato de Traição), uma lei raramente invocada no sistema legal britânico. Ele havia enviado um vídeo a vinte pessoas antes da tentativa de assassinato, anunciando suas intenções.

O criminoso afirmou que agiu por ressentimento em relação ao império britânico, buscando vingança contra o “establishment” pelo tratamento dado aos indianos. Ele mencionou o massacre de Jallianwala Bagh em 1919, quando soldados britânicos abriram fogo contra manifestantes indianos, como parte de sua motivação.

Pensamento homicida

Durante o julgamento, foi revelado um vídeo no qual Chail manipulava a besta e anunciava sua intenção de assassinar a rainha Elizabeth II. Vários psiquiatras que o examinaram afirmaram que ele estava passando por alterações psicóticas no momento do crime. No entanto, o juiz apontou que Chail já tinha “pensamentos homicidas” antes de sua condição psicótica.

Essa tentativa de assassinato gerou preocupações no Reino Unido sobre as medidas de segurança para proteger a monarca. O artigo 2 do “Treason Act”, em vigor desde 1842, segundo a AFP, via UOL, e estabelece punições para tentativas de “ferir ou prejudicar Sua Majestade”.

morte prisão rainha condenação sentença Monarca Jovem besta 'Elizabeth II'

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro