Jovem de 23 anos que havia sido visto pela última vez no dia 26 de dezembro foi encontrado com vida nesta quarta-feira, 8
Giovanna Gomes Publicado em 08/01/2025, às 09h49
Um jovem alpinista de 23 anos desaparecido desde o dia 26 de dezembro, foi encontrado vivo no remoto parque nacional Kosciuszko, na Austrália. Hadi Nazari foi localizado por volta das 15h15 desta quarta-feira, após cruzar o caminho de um grupo que caminhava pela trilha do circuito próximo ao Blue Lake, informou a polícia.
"As circunstâncias que acreditamos no momento são que ele chamou alguns caminhantes que estavam na área. Ele disse a eles que estava perdido no mato e estava com sede", explicou o comandante distrital da polícia de Riverina, Supt Andrew Spliet, de acordo com o The Guardian. Segundo Nazari, ele encontrou uma cabana nas montanhas com duas barras de muesli, que foram sua única fonte de alimento durante o período.
"Os detalhes adicionais sobre onde ele esteve e como ele realmente cuidou de si mesmo ainda não foram determinados", acrescentou Spliet. Apesar da escassez de alimentos, a presença de riachos na região garantiu o acesso à água.
Nazari foi avaliado por paramédicos no acampamento base de busca, cerca de 10 km do local onde foi encontrado, e levado a um hospital para exames detalhados. A polícia planeja interrogá-lo para entender os detalhes de sua experiência.
O jovem foi visto pela última vez por amigos descendo a trilha Hannels Spur no dia 26 de dezembro, por volta das 14h30. Quando não chegou ao acampamento Geehi conforme planejado, seus dois amigos, de 23 e 24 anos, iniciaram as buscas.
A operação de resgate envolveu mais de 300 pessoas de várias agências. Durante as buscas, itens que se acreditava pertencer a Nazari, como bastões de caminhada, lixo e uma câmera, foram encontrados em diferentes pontos, incluindo próximo aos rios Kosciuszko e Geehi.
Josh Broadfoot, inspetor distrital da polícia de Riverina, celebrou o desfecho positivo. "Queremos agradecer às nossas agências parceiras de serviços de emergência, voluntários e membros do público por sua assistência. Nunca perdemos a esperança de encontrá-lo e estamos entusiasmados por podermos devolvê-lo em segurança à sua família", disse.
A trilha Hannels Spur, onde Nazari foi visto pela última vez, é considerada uma das subidas mais desafiadoras da Austrália, com 1.800 metros de ganho de elevação, de acordo com os guias de caminhada.
'Técnica do macho tóxico' pode ajudar a controlar doenças tropicais
Mais de 300 moedas de prata do século 11 são descobertas na Inglaterra
Sucesso de 'Emilia Pérez' em premiações não agradou mexicanos, entenda!
Físico afirma ter resolvido enigma que torna a viagem no tempo possível
Arqueólogos acreditam ter descoberto importante local bíblico na Jordânia
Fortaleza de 3.000 anos no Cáucaso é maior do que se imaginava, revela estudo