Jogo de videogame oferece opção didática que pode ser explorada
Luisa Alves, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 07/02/2023, às 15h44
Um vídeo viralizou ao mostrar uma situação bastante incomum nas salas de aula: um professor jogando videogame. Isso porque se tratava do jogo Assassin's Creed, que pode, na realidade, ser uma excelente ferramenta pedagógica.
A atitude do professor, por mais inesperada que seja, tem fundamentos didáticos por trás. O vídeo foi postado por um aluno norte-americano na rede TikTok e viralizou com mais de 500 mil likes e sua repercussão em outras redes.
Assassin's Creed possui, assim como muitos outros jogos, elementos de fantasia. No entanto, também se baseia em fatos históricos reais. A própria Ubisoft enxerga um potencial didático em seu jogo e, pensando nos educadores, criou as chamadas versões Discovery Tour.
Como informado pelo Tecmundo, segundo os desenvolvedores da empresa, o projeto do jogo surgiu de pedidos dos próprios educadores e há até mesmo professores na equipe de desenvolvimento da obra, que foi lançada em 2014.
O próprio jogo oferece uma opção para quem quer saber mais de História: a série Discovery Tour. Nela existem versões de Assassin's Creed para aqueles que desejam andar livremente pelo mapa e aprender melhor sobre a era retratada.
Dessa forma, o jogador aprende e não precisa se preocupar com os objetivos, narrativas e demais aspectos de ação/aventura. Além do mais, o jogo permite uma experiência bastante imersiva com o universo, já que mantém todas as ferramentas de interatividade com ele.
Essas versões Discovery Tour também permitem passeios temáticos com explicações em detalhes sobre o que condiz com a realidade histórica e o que foi liberdade criativa da equipe que desenvolveu o jogo.
Não é possível reconhecer através do vídeo postado se o professor utiliza essa versão ou não durante sua aula.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro