Jimi Hendrix, lendário guitarrista estadunidense - Domínio Público via Wikimedia Commons
Jimi Hendrix

Jimi Hendrix: biografia sobre lendário guitarrista será lançada no Brasil

Escrita por Charles R. Cross, 'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' será lançada no mês em que guitarrista completaria 80 anos

Éric Moreira Publicado em 03/11/2022, às 12h18

Nesta quinta-feira, 3, a Editora Seoman lança uma biografia inédita sobre a vida de uma das figuras mais lendárias e icônicas da história do rock: Jimi Hendrix. Escrita por Charles R. Cross, 'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' apresentará curiosidades sobre a vida, a carreira e os amores do guitarrista, sendo lançada no mesmo mês em que completaria 80 anos.

O livro foi produzido com embasamento em mais de 300 entrevistas de Hendrix, além de documentos nunca antes vistos e muita pesquisa, apresentando a história do guitarrista desde sua infância, em Seattle, nos Estados Unidos, até sua ascensão na carreira musical, passando por sua carreira militar e seu show no Woodstock.

Jimi Hendrix, lendário guitarrista norte-americano / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube

 

Responsável também pelas biografias de Kurt Cobain, Bruce Springsteen e da banda Led Zeppelin, Charles R. Cross até mesmo redescobriu o túmulo da mãe de Jimi Hendrix, Lucille Hendrix Mitchell, durante suas pesquisas para o livro, no Greenwood Memorial Park, como informado pela Rolling Stone Brasil.

Muito já foi escrito sobre ele, contudo, Hendrix é muito mais conhecido pelo seu mito do que por sua verdadeira biografia, por sua infância e pelos bastidores da sua curta e incendiária carreira como músico, o que é corrigido neste livro de forma impecável", diz a sinopse da obra.

Uma sala cheia de espelhos

'Jimi Hendrix: Uma Sala cheia de Espelhos' conta como o maior guitarrista da história saiu da pobreza e conquistou os holofotes, portanto, a escolha do nome da obra não foi a toa.

O título é inspirado na música 'Room Full of Mirrors', de Hendrix, que fala sobre um homem aprisionado em um mundo de reflexos de si mesmo, e se liberta ao quebrar espelhos.

Cheia de significados, a canção se torna um elo, com uma metáfora muito significativa, entre outras músicas de Jimi Hendrix. Quando o jornalista Charles R. Cross visitou Al Hendrix, pai do guitarrista, pôde conhecer uma moldura com cinquenta cacos de vidro presos em argila, que formavam um espelho estilhaçado. "Essa era a Sala Cheia de Espelhos de Jimi", explicou o pai de Hendrix, em meados dos anos 2000.

Por fim, Jimi Hendrix faleceu em 18 de setembro de 1970, em Londres, na Inglaterra, aos 27 anos — constituindo o trágico 'Clube dos 27' —, provavelmente em decorrência do uso de drogas. Apesar da vida e carreira extremamente curtas, se consolidou na história da música como um dos maiores guitarristas já existentes.

História Música curiosidades notícias biografia rock entretenimento Jimi Hendrix

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro