Jill Biden foi criticada por declaração em que usou estereótipo de tradicional lanche mexicano para falar sobre comunidade hispânica
Redação Publicado em 12/07/2022, às 13h13
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, pediu desculpas por uma declaração em que comparava latinos a “tacos” após receber críticas da comunidade hispânica pelo elogio mal feito.
A fala aconteceu na segunda-feira, 11, durante uma conferência em San Antonio sobre a "Quest for Equity" hispânica, em que Biden se dirigiu a latinos no estado norte-americano do Texas.
"A diversidade desta comunidade, tão distinta quanto as bodegas do Bronx, tão bonita quanto as flores de Miami, e tão única quanto a tacos de café da manhã aqui em San Antonio, é a sua força", disse.
Segundo a BBC News, a primeira-dama também cometeu outro erro durante a declaração; em vez de dizer “bodegas”, palavra emprestada do espanhol usada para se referir a pequenas lojas de conveniência, ela pronunciou “bogedas”.
Após a fala de Biden, a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos (NAHJ) se posicionou sobre o caso, pedindo que a primeira-dama "dedique um tempo para entender melhor" os latinos. "Não somos tacos", destacou a organização.
"Nossa herança como latinos é moldada por várias diásporas, culturas e tradições alimentares. Não nos reduza a estereótipos”, acrescentou.
Hoje, 12, a secretária de imprensa de Biden se pronunciou sobre o caso, afirmando que a esposa do presidente admira a comunidade hispânica e lamenta o ocorrido, que acontece em meio à queda da popularidade de Joe Biden entre os eleitores latinos.
"A primeira-dama pede desculpas por suas palavras transmitirem tudo, menos pura admiração e amor pela comunidade latina", escreveu.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro