Embora existam jatos supersônicos em uso militar, esta é a primeira vez que jato civil ultrapassou os 1.200 quilômetros por hora; entenda!
Redação Publicado em 29/01/2025, às 12h10
Um marco na aviação civil foi alcançado nesta terça-feira, 28, quando um jato civil, desenvolvido por uma empresa privada, quebrou pela primeira vez a barreira do som.
O feito ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos, durante um voo demonstrativo da aeronave XB-1, da Boom Supersonic, que visa revolucionar o transporte aéreo com viagens continentais em velocidades supersônicas.
O evento histórico foi transmitido ao vivo para o público. A XB-1, projetada para operar a velocidades superiores a do som, alcançou 1,1 Mach, equivalente a aproximadamente 1.200 quilômetros por hora, a uma altitude de 35 mil pés, repercute o G1.
Para contextualizar, aeronaves comerciais convencionais geralmente operam a cerca de 850 quilômetros por hora. Embora existam jatos supersônicos em uso militar, como o caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, que pode atingir até 2.400 km/h (aproximadamente duas vezes a velocidade do som), esta é a primeira vez que um avião de investimento privado atinge tal feito no setor civil.
Vale ressaltar que o Concorde também conseguiu voar além da velocidade do som em sua época. No entanto, essa aeronave era resultado de parcerias internacionais e financiamentos governamentais, ao contrário do modelo proposto pela Boom Supersonic, que busca explorar o mercado de aviação comercial.
O objetivo declarado da empresa é democratizar o uso dessa tecnologia na aviação comercial, permitindo o transporte de até 80 passageiros em um único voo — uma capacidade que aeronaves militares não podem oferecer.
Desde 2022, a Boom Supersonic tem promovido seu projeto Overture, que promete levar passageiros a velocidades de até 1.800 quilômetros por hora. Essa nova geração de aviões supersônicos pode reduzir drasticamente o tempo das viagens: uma rota de Miami para Londres, atualmente levando cerca de dez horas, poderia ser realizada em apenas cinco horas.
Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, o Overture já acumula 130 pedidos firmes de importantes companhias aéreas como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines, demonstrando um forte interesse pelo potencial desta inovação no setor aéreo.
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