Segundos os bombeiros, os meninos de 11 e 16 anos de idade morreram abraçados
Giovanna Gomes Publicado em 19/07/2023, às 08h19
Segundo informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, os corpos dos irmãos Gabriel, de 16 anos, e Gustavo Nascimento, de 11 anos, que morreram afogados na praia de Peroba, em Maragogi (AL), foram encontrados abraçados.
O comandante de Operação no Interior do Corpo de Bombeiros, o coronel Clemens, explicou em entrevista ao UOL que os turistas de São Paulo foram localizados em um "buraco" com cerca de cinco metros de profundidade.
Como destacou a fonte, as operações de resgate contaram com o auxílio de uma aeronave e uma moto aquática para retirar os corpos dos garotos, bem como o pai e o primo, do local. Os sobreviventes foram encontrados em estado de choque, enquanto o pai mantinha esperanças de que seus filhos ainda estivessem vivos durante o resgate.
De acordo com o coronel, acredita-se que o menino de 11 anos pode ter se agarrado ao irmão mais velho em um ato de desespero, ou que o adolescente tenha segurado o irmão menor na tentativa de salvá-lo do afogamento, mantendo-o próximo à superfície.
O coronel explicou que, em situações de afogamento, é comum que as pessoas em perigo fiquem desesperadas e agarrem-se àqueles que estão tentando resgatá-las, principalmente pelo pescoço. Isso pode dificultar o uso das técnicas adequadas de resgate na água. Nesses casos, os profissionais de resgate precisam segurar a vítima por trás para levá-la a um local seguro e, então, prestar os primeiros socorros necessários.
“Nós que somos profissionais temos treinamento diário, treinamentos específicos, conhecemos e estudamos toda a questão dos mares. Isso para poder saber dar mais sobrevida. Já duas crianças não têm esse poder de discernimento, de se manter calmo, não bater muito a perna, tentar respirar o máximo possível para não engolir água. E aí, você imagina os dois tentando se salvar? E aí, o que acontece? Cansam e não soltam mais. Depois que segura ali, não se soltam mais”, disse o Coronel Clemens, comandante do Corpo de Bombeiros.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório