Resultado da invasão dos bolsonaristas radicais ao STF - Getty Images
Investigação

Investigação sobre omissão do comando da PM do DF durante invasões é aberta

A MPF será responsável pela apuração dos dados da investigação contra os agentes policiais

Redação Publicado em 09/01/2023, às 18h02

Na tarde de ontem, 8, bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. A investigação do Ministério Público Federal visa apurar a possível omissão do alto-comando da Polícia Militar do Distrito Federal, que teria possibilitado as invasões.

Oficialmente, a investigação foi aberta hoje, 9, pelo procurador Peterson de Paula Pereira, coordenador de controle externo da atividade policial. Ela cobra a apuração das condutas do comandante da PM-DF, o coronel Fábio Augusto Vieira, e as demais autoridades envolvidas nas manifestações.

Conquanto tivesse conhecimento prévio da organização desses atos e do número de manifestantes deslocados à Capital Federal provenientes de vários estados da federação, o Comando-Geral da Polícia Militar do DF deixou de adotar as medidas necessárias à manutenção da ordem e à segurança do patrimônio público possibilitando a invasão e destruição das sedes dos três Poderes”, disse Peterson.

Pedido de dados

O Ministério Público do DF também pediu informações à PM. A Promotoria informou em nota que cobrou dados envolvendo a atuação dos agentes antes e durante as invasões golpistas, segundo o Uol.

Dentre as informações solicitadas estão a quantidade de policiais empregados na operação, as estratégias adotadas, as medidas preventivas usadas e o momento da constatação de atos extremistas.

O Ministério Público do Distrito Federal disse: "Se houver qualquer indício de irregularidade na atuação de qualquer uma das forças policiais do Distrito Federal, civil ou militar, o MPDFT vai abrir investigação para apuração dos fatos e das responsabilidades".

Invasão investigação Policiais omissão bolsonaristas radicais agentes

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro