Após perceber repetição de cenas do filme, tiktoker sugeriu uma nova interpretação de Interestelar: 'Simplesmente não consigo desver isso'; entenda!
Fabio Previdelli Publicado em 30/12/2024, às 17h30 - Atualizado em 02/01/2025, às 19h04
Neste mês de janeiro, o filme Interestelar retornará aos cinemas para celebrar os 10 anos de seu lançamento. O título estará em cartaz entre os dias 9 e 15 de janeiro. E essa será a oportunidade perfeita para ver a produção dirigida por Christopher Nolan com uma nova perspectiva.
Afinal, com a notícia da reexibição do filme, voltou a viralizar nas redes sociais uma teoria compartilhada por um TikToker que pode mudar completamente o significado do filme. Entenda!
Dirigido pelo vencedor do Oscar, Christopher Nolan, Interestelar explora temas tão diversos quanto física quântica e buracos negros, morte e viagem no tempo. A produção, estrelada Matthew McConaughey (como Joseph Cooper, um astronauta separado de sua filha Murphy), se tornou um sucesso desde seu lançamento.
Em Interstelar o futuro não é do jeito que imaginávamos. Em 2067, a humanidade parece dar seus passos finais para o fim da vida humana na Terra. Por aqui, uma enorme catástrofe climática corroborou com o surgimento de diversas pragas, que praticamente dizimaram plantações espalhadas pelo mundo. Como se não bastasse, uma gigantesca tempestade de areia paira por diversas regiões, o que torna tudo ainda mais apocalíptico.
O enredo gira em torno de Cooper, um ex-engenheiro espacial que descobre acidentalmente uma base secreta da NASA. A partir daí, ele embarca numa missão sem precedentes para encontrar um novo planeta habitável para os humanos. Além do mais, ele também precisa voltar para sua filha Murphy Cooper (interpretada por Jessica Chastain).
Mas em seu TikTok, o fã de Nolan, @Stark_Verse, acredita que o diretor de Oppenheimer e Cavaleiro das Trevas deixou uma pista no filme que desvenda todo o seu significado. "Acabei de assistir Interestelar novamente e notei o que pareceu um erro", começou. "Simplesmente não consigo desver isso".
O fã aponta que um mesma filmagem é usada duas vezes em contextos diferentes: a primeira vez durante um sonho de Cooper, no começo do longa, quando ele 'vê' a nave dando problema e batendo. A segunda vez acontece cerca de uma hora depois, quando sua tripulação está entrando na atmosfera do planeta de Miller.
"Então a mesma filmagem está sendo usada duas vezes, em contextos completamente diferentes", ele explicou. "É exatamente a mesma filmagem, e a princípio pensei que fosse um erro simples, mas então percebi que este é Christopher Nolan, Christopher Nolan não usaria a mesma filmagem sem um propósito, certo? Não fazia sentido até que eu olhasse de outra perspectiva".
Ele então analisa a cena de abertura que mostra o acidente: "Aquela pessoa dentro daquele acidente deveria ter morrido, realisticamente. E se foi isso que realmente aconteceu?", sugere. "E se Cooper realmente morresse naquele acidente logo no começo do filme?".
A partir daí, o TikToker passou a ver o filme sob a perspectiva da "jornada de Cooper para a vida após a morte".
"Ele não pode ficar na Terra, ele tem que ir embora, a Missão Lazarus sugere a morte de Cooper e sua jornada para o desconhecido. No Endurance [o nome da nave que Cooper voa] a tripulação sempre se refere a 'The Big Sleep', que é uma metáfora clara da morte".
Então, o diálogo, as palavras que seus filhos falam, soam muito como pensamentos privados que uma pessoa teria sobre um pai que sofreu uma morte prematura e acidental, prosseguiu.
Continuando com essa visão até o fim do filme, ele concluiu: "Quando Cooper está na frente de Gargantua [nome do Buraco Negro do filme], Tars diz a ele: 'Vejo você do outro lado, Coop'".
"O Doutor Mann diz a Cooper que, pouco antes de morrer, você vê seus filhos e, depois que Cooper cruza o horizonte de eventos de Gargantua, simbolizando a transição final, ele vê Murphy no Tesserato. E quando Murphy está em seu leito de morte [na parte final do filme], ele está lá para recebê-la do outro lado também".
"Eu sempre achei muito estranho quando ele entrava numa sala cheia de gente, que ninguém parecia notar ou sequer reconhecer Cooper, era quase como se ele fosse um fantasma", finalizou.
Leia também: Como Interestelar transformou Christopher Nolan em um fazendeiro de verdade
Paul Mescal revela que mentiu para conseguir primeiro grande papel
Suposto vidente afirma que Terceira Guerra Mundial terá início em 2025
Incêndio em shopping resulta na morte de mais de 500 animais nos EUA
Rei Charles lamenta morte de pessoa relacionada à família real em ataque nos EUA
Morre Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, aos 116 anos
Freira brasileira é apontada como pessoa mais velha do mundo