Fotografia mostrando algumas das gravuras - Divulgação/ English Heritage
Arqueologia

Inglaterra: Restauração de castelo medieval revela gravuras impressionantes

Remoção por especialistas de séculos de sedimentos acumulados levou a descobertas incríveis

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/11/2022, às 17h30 - Atualizado em 04/12/2022, às 12h00

O English Heritage, uma organização sem fins lucrativos que realiza a preservação dos monumentos históricos da Inglaterra, anunciou recentemente que, após grande esforço por parte de seus pesquisadores, foi capaz de restaurar o Castelo de Carlisle

A imponente construção foi erguida em 1092, no fim do século 11, durante o reinado de William II, o Ruivo. Curiosamente, trata-se da fortaleza a ter sido sitiado mais vezes em toda a História britânica — isso é, ela foi rodeada por tropas inimigas que pretendiam manter um cerco até seus habitantes declararem derrota devido ao esgotamento dos recursos. 

Fotografia do castelo / Crédito: Divulgação/ English Heritage

A restauração, por sua vez, consistiu na remoção manual (ou seja, sem auxílio de produtos químicos) dos sedimentos acumulados devido aos séculos e a ação do tempo nas paredes de um aposento específico, o segundo andar da torre principal do forte.

Riqueza histórica

Conforme repercutido pela CNN, os especialistas usaram escovas, pincéis e bisturis para retirar as crostas. Seus esforços valeram a pena: escondidas pela sujeira, estavam uma série de intrincadas gravuras datadas do século 15 esculpidas na pedra. 

Muitas já eram conhecidas, todavia, graças à restauração, foi possível vê-las em mais detalhes. Já em outros casos, foram descobertos painéis inteiros que se encontravam previamente ocultos. 

Foram reveladas gravuras representando diversos animais, como cavalos, golfinhos, javalis e leopardos, além de outras mostrando criaturas míticas, tal como sereias e um dragão. Outro desenho era da rosa branca presente no emblema da Casa York. 

Fotografia das gravuras / Crédito: Divulgação/ English Heritage

Os pesquisadores do English Heritage acreditam que os desenhos, que possuem teor amador, e não profissional, teriam sido esculpidos por prisioneiros encarcerados na torre através da utilização de ferramentas pontiagudas, como lâminas. Existem, no entanto, outras teorias a respeito dos autores dos painéis. 

Este é o ano que marca 900 anos desde que a fortaleza foi construída em pedra e, graças ao trabalho árduo de nossas equipes especializadas, o tecido histórico e o imagens intrigantes esculpidas nas paredes durante o século 15 serão protegidas por muitos anos", afirmou Juliet Fellows-Smith, responsável por cuidar da propriedade onde está o Castelo de Carlisle, através de um comunicado. 
Inglaterra arte notícias arqueologia restauração gravuras Carlisle Castle castelo medieval

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro