O artefato de 200 anos foi descoberto durante a restauração do prédio que sedia o Parlamento da Inglaterra
Ingredi Brunato Publicado em 11/04/2023, às 17h08
O Palácio de Westminster, que é uma construção de estilo arquitetônico gótico vitoriano que remonta ao século 11 e é responsável por sediar o Parlamento do Reino Unido, está atualmente passando por um processo de restauração.
Em meio à essas obras, foi descoberto um curioso osso esculpido em formato de peixe. O artefato de outros tempos teria funcionado como um "contador de jogos" há 200 anos.
Este peixe de osso esculpido é um contador de jogos. Contadores como este eram comumente usados em mesas de jogo na Grã-Bretanha durante os séculos 18 e 19 e eram usados como fichas para pontuação", explicou Michael Marshall, que trabalha no Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), de acordo com o portal IanVisits.
Curiosamente, esse tipo de item histórico é referenciado no famoso livro "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, durante um trecho em que uma das personagens, Lydia Bennet, está fazendo apostas, ao que é descrita "perdendo e ganhando peixes".
A restauração do palácio londrino foi iniciada ainda em julho de 2022, já tendo incluído cerca de 7,5 mil horas de trabalho, conforme as estimativas dos envolvidos.
A equipe responsável pelas obras avaliou as condições de diversas estruturas do prédio, descobrindo, por exemplo, antigos poços de ventilação abandonados e equipamentos dos sistemas mecânico e elétrico que precisavam ser trocados.
A estatueta de peixe feita de osso, por sua vez, foi encontrada no subsolo de um cômodo conhecido como "Câmara dos Lordes".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro