A idosa tirou 89 de 100 pontos no exame nacional de alfabetização
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/12/2021, às 14h21 - Atualizado às 14h22
Uma mulher indiana identificada como Kuttiyama chamou atenção pela conclusão de um novo ciclo da vida por intermédio da educação; a mulher possui 104 anos e nunca tinha frequentado a escola devido a um casamento arranjado ainda com pouca idade, tendo de se dedicar a vida doméstica.
Contudo, sempre nutriu o interesse em resolver os problemas com aprendizagem ao longo da vida, pondo em prática um sonho secular pouco depois de completar seu centenário. A idosa decidiu se matricular em um programa de alfabetização do governo e, finalmente, aprender a ler e escrever.
Com o auxílio das aulas online dos netos e com o amparo da literatura local, onde passou a reconhecer palavras e estudar para a alfabetização.
Ao longo da pandemia, o esforço pela aprendizagem deu resultado, como revelou a BBC; ao participar da prova oficial de alfabetização na Índia, ela atingiu 89 pontos de 100.
Em entrevista à emissora britânica, ela manifestou felicidade por ainda ter a oportunidade de desbravar novos caminhos por meio da leitura e escrita, mas lamenta o fato de não poder realizar um sonho: “Sempre quis ser professora, mas como não fui à escola, isso nunca aconteceu”, concluiu.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro