A caverna ainda possuía vasos de cerâmica e bronze em seu interior
Éric Moreira Publicado em 19/09/2022, às 15h14 - Atualizado em 25/09/2022, às 18h00
Durante obras realizadas no Parque Nacional da Praia de Palmachim, ao sul de Tel Aviv, em Israel, uma caverna contendo artefatos e sinais de rituais funerários foi encontrada por acidente. O local, que estava intocado há cerca de 3,3 mil anos, escondia artefatos datados de época próxima ao reinado de Ramsés II, considerado o faraó retratado na história bíblica do Êxodo do Egito.
Como informado pelo The Jerusalem Post, jornal diário de Israel, o acidente que proporcionou a descoberta da caverna ocorreu quando um trator atingiu uma rocha do Paque Nacional de Palmachim, e ela então se descolou, revelando uma caverna com dezenas de vasos inteiros de cerâmica e bronze.
Além disso, no local também é possível perceber um espaço esculpido no formato de um quadrado, onde haviam esqueletos humanos, como informado pela Revista Galileu.
Este é um achado único na vida! Não é todo dia que você entra em um 'set de Indiana Jones' – uma caverna com ferramentas no chão que não foram tocadas em 3,3 mil anos", acrescenta Eli Yannai, especialista da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), em uma publicação no Facebook.
O pesquisador ainda acredita que a descoberta possa possibilitar novos estudos em torno de outros costumes funerários da Idade do Bronze, visto que os vasos serviam como oferendas que auxiliariam o falecido na vida após a morte. As pesquisas podem ser significativas no local, visto que a caverna foi lacrada e, por isso, não sofreu com saques ao longo dos anos — apesar de alguns itens serem roubados antes do lacramento.
Apesar disso, o achado é considerado "único e absolutamente surpreendente" por todos os envolvidos no projeto, e diversos outros estudiosos já vêm realizando pedidos para conhecer o lugar e estudá-lo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro