Fotografia de artefatos descobertos em caverna em Israel - Reprodução/Redes Sociais/Facebook/Israel Antiquities Authority
Arqueologia

Impressionante caverna para mortos é descoberta em praia de Israel

A caverna ainda possuía vasos de cerâmica e bronze em seu interior

Éric Moreira Publicado em 19/09/2022, às 15h14 - Atualizado em 25/09/2022, às 18h00

Durante obras realizadas no Parque Nacional da Praia de Palmachim, ao sul de Tel Aviv, em Israel, uma caverna contendo artefatos e sinais de rituais funerários foi encontrada por acidente. O local, que estava intocado há cerca de 3,3 mil anos, escondia artefatos datados de época próxima ao reinado de Ramsés II, considerado o faraó retratado na história bíblica do Êxodo do Egito.

Como informado pelo The Jerusalem Post, jornal diário de Israel, o acidente que proporcionou a descoberta da caverna ocorreu quando um trator atingiu uma rocha do Paque Nacional de Palmachim, e ela então se descolou, revelando uma caverna com dezenas de vasos inteiros de cerâmica e bronze.

Além disso, no local também é possível perceber um espaço esculpido no formato de um quadrado, onde haviam esqueletos humanos, como informado pela Revista Galileu.

Fotografia mais próxima de um dos vasos, apresentando também uma das paredes da caverna / Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Facebook/Israel Antiquities Authority

 

Este é um achado único na vida! Não é todo dia que você entra em um 'set de Indiana Jones' – uma caverna com ferramentas no chão que não foram tocadas em 3,3 mil anos", acrescenta Eli Yannai, especialista da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), em uma publicação no Facebook.

Tradições funerárias

O pesquisador ainda acredita que a descoberta possa possibilitar novos estudos em torno de outros costumes funerários da Idade do Bronze, visto que os vasos serviam como oferendas que auxiliariam o falecido na vida após a morte. As pesquisas podem ser significativas no local, visto que a caverna foi lacrada e, por isso, não sofreu com saques ao longo dos anos — apesar de alguns itens serem roubados antes do lacramento.

Apesar disso, o achado é considerado "único e absolutamente surpreendente" por todos os envolvidos no projeto, e diversos outros estudiosos já vêm realizando pedidos para conhecer o lugar e estudá-lo.

Fotografia de alguns dos vasos descobertos dentro da caverna em Israel / Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Facebook/Israel Antiquities Authority

 

Israel descoberta Ramsés II arqueologia Idade do Bronze vasos artefatos acidente caverna Rituais funerários

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro