Imagem do naufrágio do Titanic - Divulgação/WHOI
Titanic

Imagens inéditas e extremamente raras dos destroços do Titanic são reveladas em documentário

Documentário divulgado por ONG mostra imagens nunca antes divulgadas sobre a primeira vez que o naufrágio do Titanic foi visitado, em 1986; assista!

Fabio Previdelli Publicado em 16/02/2023, às 12h55

Clássico de James Cameron, o filme ‘Titanic’ completará 25 anos de seu lançamento em dezembro — o longa só chegou no Brasil em janeiro do ano seguinte, vale ressaltar. Por conta da data, a ONG Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) decidiu divulgar imagens inéditas e extremamente raras do naufrágio real que inspirou a ficção

Dedicada à exploração, pesquisa e educação sobre o oceano, a organização publicou um documentário de cerca de 80 minutos em seu canal do YouTube na tarde da última quarta-feira, 15, intitulado ‘When Alvin visited the wreck of the Titanic’ (‘Quando Alvin visitou os destroços do Titanic’, em tradução livre). 

Imagem do naufrágio do Titanic/ Crédito: Divulgação/WHOI

 

O filme, sem cortes e narração, corresponde à primeira visita feita ao navio após seu trágico naufrágio entre os dias 14 e 15 de abril de 1912. Sob liderança de Robert Ballard, o Titanic foi registrado por uma câmera subaquática em 1986. 

Esta filmagem rara, sem cortes e sem narração do naufrágio do Titanic marca a primeira vez que os humanos viram o navio malfadado desde 1912 e inclui muitas outras cenas icônicas”, diz a sinopse. 

“Capturado em julho de 1986 a partir de câmeras no submersível Alvin, ocupado por humanos, e no recém-construído Jason Junior, operado remotamente, a maior parte dessas filmagens nunca foi divulgada ao público”, completa a descrição. 

Robert Ballard, o naufrágio e o Oscar

Segundo reportado pela Folha de São Paulo, o oceanógrafo Robert Ballard é reconhecido por seu trabalho na área da arqueologia subaquática. Ele se tornou famoso ao descobrir os destroços do Titanic mais de 70 anos após seu naufrágio e também os restos do Couraçado Bismarck, um navio alemão. 

Ballard fazia parte da equipe da Woods Hole Oceanographic Institution quando a ONG organizou a operação que encontrou o famoso naufrágio do Titanic. A busca foi feita em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar.

Imagem do naufrágio do Titanic/ Crédito: Divulgação/WHOI

 

A viagem do magistral RMS Titanic começou ao sair do porto de Southampton, na Inglaterra, em abril de 1912, e teria como destino a cidade norte-americana de Nova York. Quatro dias após a partida da luxuosa embarcação, porém, o navio tido como ‘inafundável’ naufragou ao colidir com um iceberg enquanto cruzava o Atlântico. Mais de 1.500 pessoas morreram. 

Adaptado para os cinemas em 1997 pelo diretor James Cameron, o mesmo de 'Avatar', o longa estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet é considerado um clássico do cinema, sendo indicado a 14 prêmios do Oscar e vencendo 11 deles.

Naufrágio notícias documentário titanic imagens inéditas

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro