Imagem ilustrativa - Imagem de Alexa por Pixabay
Alasca

Ilha do Alasca mobiliza moradores e autoridades em busca de um rato

Autoridades locais temem os impactos que a chegada do roedor poderia causar ao delicado ecossistema da ilha

Giovanna Gomes Publicado em 28/09/2024, às 08h30

Desde junho, autoridades da Ilha Saint-Paul, no Alasca, estão em alerta máximo após a suspeita da presença de um rato relatada por um morador. Temendo os impactos que a chegada do roedor poderia causar ao delicado ecossistema, conhecido por abrigar aves marinhas raras e focas, as autoridades iniciaram uma busca intensiva.

O portal de notícias O Globo conta que a ilha em questão está localizada no Mar de Bering e possui uma rica biodiversidade. Especialistas alertam que a presença de um único rato poderia causar danos devastadores no local, como a morte de aves, afetando a cadeia alimentar e o ciclo de nutrientes trazidos por esses animais.

“Comecei a investigar imediatamente e mobilizamos nossa equipe para procurar sinais do roedor, como fezes e marcas de mastigação”, relatou Lauren Divine, líder do Escritório de Conservação do Ecossistema, que está à frente das operações. As autoridades instalaram armadilhas e câmeras, além de que mobilizaram de uma “equipe de ataque aos ratos”, envolvendo várias agências federais.

Wes Jolley, o chefe de operações da Island Conservation, aponta que ratos, com sua rápida reprodução e dieta versátil, podem causar estragos significativos.

Alerta local

Os 400 habitantes de Saint-Paul foram orientados a ficar atentos a sinais da presença do rato. O governo local e federal estudam a possibilidade de usar um cão farejador nas buscas, apesar de uma lei que restringe a presença de cães na ilha.

Além do aumento no tráfego de embarcações, as mudanças climáticas também estão facilitando a sobrevivência de ratos no Alasca. Com o clima mais quente, a área se torna mais propícia para esses roedores, intensificando os desafios enfrentados pela fauna local.

rato ilha Alasca alerta cadeia alimentar Ecossistema

Leia também

Boneca gigante assusta moradores de vila inglesa


Equipe liderada por brasileiro reconstitui rosto de faraó egípcio


Existe um túnel na mansão de Diddy? Rumor não é atual


Arqueólogos descobrem túmulo medieval com "vampiros" na Polônia


Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em navio


Em novo processo, Diddy é acusado de ter drogado, abusado e engravidado mulher