Imagem ilustrativa - Pixabay
Espanha

Homem é condenado a pagar mais de um milhão em salário para ex-esposa

Justiça espanhola determinou que homem pagasse o equivalente a 27 anos, tempo que ficaram casados, de salário por trabalho doméstico; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 07/03/2023, às 09h58

Nesta terça-feira, 7, a Justiça espanhola divulgou a decisão de condenar um homem a pagar à sua ex-esposa o equivalente a 27 anos de salário por trabalhos domésticos. A sentença já havia sido proferida em 15 de fevereiro em um tribunal de Vélez-Málaga, na região sul de Andaluzia. 

Baseando-se no Salário Mínimo Interprofissional desde 1996, ano em que se casaram, o sujeito terá que arcar com 204.624,86 euros, o equivalente a mais de 1,1 milhão de reais, apontou a AFP. 

Trabalho doméstico

A decisão se deu, pois a mulher — mãe de duas filhas e casada em regime de separação de bens — conseguiu provar que durante todos esses quase 30 anos se dedicou “essencialmente ao trabalho doméstico”. 

“Isto é, cuidando da casa e da família com tudo que isso implica”, conforme justificado na sentença; que também determinou que o sujeito terá que pagar a pensão mensal às filhas no valor de 1.200 euros. 

A mulher, que não teve sua identidade revelada, conversou com a rádio Cadena Ser, explicando que o marido “não queria que eu trabalhasse fora”. Entretanto, ela o ajudara nas academias em que era proprietário, sendo responsável pelas “relações-públicas, atuando como monitora, enfim, com tudo o que podia”.

Me dediquei exclusivamente aos afazeres domésticos, a cuidar do meu marido, a cuidar da casa”, alegou. “Isso me obrigou a ter o papel específico [do trabalho doméstico]... estar em uma faixa onde eu não pudesse me mover muito”.

Por fim, se disse satisfeita com a decisão judicial. “[Estou] muito feliz porque acho que [a sentença] foi bem merecida.”

Espanha Casamento Justiça noticias salário doméstico

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro