Um vaso comprado por apenas 1 libra (aproximadamente 5 reais) em uma loja de caridade, pode ser vendido por 80 mil vezes esse valor no final deste ano
Fabio Previdelli Publicado em 02/09/2019, às 11h00
Na vila inglesa de Stansted Mountfitchet, um homem encontrou numa loja de caridade diversas coisas a venda. No local, comprou um vaso de 20 centímetros com curiosas inscrições chinesas, pelo qual pagou apenas 1 libra (aproximadamente R$ 5).
Pelo custo do produto e pela beleza do objeto, ele saiu de lá certo que fez um bom negócio. Algum tempo depois, decidiu listar a peça no eBay e se surpreendeu com as inúmeras mensagens e ofertas recebidas.
Diante do sucesso que seu vaso fazia, ele decidiu levá-lo a especialistas para saber seu verdadeiro valor. A partir daí a certeza que havia feito um ótimo negócio foi confirmada. Peritos da Sworders Fine Art Auctioneers descobriram que o objeto foi feito para o imperador chinês Qianlong – que reinou entre os anos de 1735 e 1796 – e avalariam o artefato em mais de 80 mil libras (aproximadamente 400 mil reais).
O pequeno, brilhante e florido vaso, em formato de pera, foi feito especialmente para Qianlong e era destinado a um dos palácios do imperador. O delicado objeto foi cuidadosamente projetado para ser pendurado na parede e, portanto, possui um dorso plano.
De acordo com Yexue Li, um dos avaliadores da peça, “o esmalte no vaso é especial porque usa esmaltes yangcai (estrangeiros) em um fundo amarelo – uma cor especial que é tradicionalmente reservada ao imperador”.
Além dessa singularidade, ele também possui duas escritas em vermelho ferro que dizem “Qianlong chen han”, ou a marca do próprio Imperador Qianlong, e outra que diz “Weijing weiyi”, que significa ‘Seja preciso, seja imparcial’.
“É um vaso de alta qualidade porque foi comissionado pelo tribunal e, portanto, teria um valor alto quando foi fabricado. É muito emocionante”, conclui Li.
Agora, o artefato está listado em uma revista de leiloeiros com um preço de reserva de 80 mil libras. O leilão está marcado para o dia 8 de novembro.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro