Imagem ilustrativa de sala de cirurgia - Getty Images
Estados Unidos

Homem acorda durante cirurgia de doação de órgãos após morte cerebral

Caso chocante nos Estados Unidos expõe falhas no sistema e levanta questionamentos sobre ética e consentimento na doação de órgãos

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 28/10/2024, às 16h23

Em um acontecimento que chocou os Estados Unidos, Anthony "TJ" Hoover, de 33 anos, acordou durante uma cirurgia de doação de órgãos em um hospital em Kentucky. O caso, que veio à tona recentemente, expõe falhas graves no sistema de doação de órgãos e levanta sérias questões sobre ética e consentimento.

Após ser hospitalizado por causa de uma overdose, TJ foi diagnosticado com morte cerebral. Sua família, acreditando estar cumprindo sua vontade, autorizou a doação de seus órgãos. No entanto, durante o procedimento, o homem apresentou sinais claros de consciência, como movimentos involuntários e abertura dos olhos, o que levou a equipe médica a interromper a cirurgia.

O caso ocorreu em 29 de outubro de 2021, quando o americano foi submetido a uma cirurgia de cinco horas. Porém. menos de duas horas depois, um membro da equipe veio comunicar a família: "Ele não está pronto. Ele acordou".

Falhas graves

O caso de Anthony revelou falhas graves no sistema de doação de órgãos nos Estados Unidos, como a pressão para a doação, já que a equipe médica e a organização de doação de órgãos, a Koda, foram acusadas de pressionar pela doação, mesmo diante de sinais claros de que o paciente não estava com morte cerebral.

Outra falha foi a falta de transparência, considerando que a família não foi informada sobre os sinais de consciência de TJ durante a cateterização cardíaca, um procedimento realizado antes da cirurgia.

Segundo a CNN, o caso teve repercussões significativas, como as investigações do procurador-geral do Kentucky, autoridades federais e um subcomitê do Congresso dos EUA.

A família de Hoover busca justiça e responsabilização. Eles querem que a história de seu irmão sirva como um alerta para outros e que mudanças sejam feitas no sistema para proteger outros pacientes e suas famílias.

Leia também: Pesquisa analisa o acontece no cérebro durante a morte

Estados Unidos Mundo notícias saúde investigação Ética doação de órgãos

Leia também

O 'segredo' da porta de Titanic finalmente revelado por Kate Winslet


Crânio encontrado em reforma de casa tem mistério solucionado


Ouriços quase ameaçados: declínio populacional coloca espécie em risco


Veja a lista dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos


Gladiador 2: Veja o maior desafio para o protagonista durante as gravações


'Ele chorou nos meus braços' diz Coppola sobre exílio de Glauber Rocha