Grande bicicleta foi reconhecida pelo Guinness como a maior da história, com impressionantes 55 metros e podendo ser pilotada; confira!
Éric Moreira Publicado em 27/06/2024, às 09h18 - Atualizado em 29/06/2024, às 09h41
Certamente as bicicletas são um dos veículos mais universais que existem, sendo pilotadas por pessoas das mais variadas idades ao redor do mundo. Porém, um grupo de fãs de engenharia que vive na Holanda decidiu realizar uma tarefa no mínimo inusitada: criar a maior bicicleta do mundo.
Surpreendentemente, eles não só conseguiram superar o recorde anterior dessa categoria no Guinness, originando uma bicicleta de 55,16 metros, como também fizeram dela uma bicicleta funcional. Para a validação do recorde, ela precisou percorrer um trajeto de 100 metros — o que conseguiu, embora necessitasse de duas pessoas para ser pilotada.
Conforme repercutido pelo site do Guinness World Records, a bicicleta foi construída com uma longa treliça reforçada de metal, e duas espécies de "rolos compressores" no lugar dos convencionais pneus de ar comprimido. As duas pessoas necessárias para pilotá-la ficam nas extremidades.
Também é informado que, no processo de fabricação do veículo, as partes dianteira e traseira foram criadas artesanalmente; grande parte do corpo da bicicleta foi criado por uma empresa especializada.
+ Engenheiro ucraniano desenvolve curiosa bicicleta com rodas quadradas
Ao Guinness, o líder da criação, o holandês Ivan Schalk, de 39 anos, disse que a ideia de criar uma bicicleta gigante surgiu ainda em sua infância. Mas o projeto só teve início de fato em 2018, para ocupar o tempo livre.
Nesse período, ele buscou voluntários para ajudar a conceber a grande bicicleta na cidade em que vive, Prinsenbeek, a pouco mais de 100 quilômetros de Amsterdã. Vale mencionar que a cidade é conhecida por festejos de carnaval, contando inclusive com carros alegóricos, com os quais Schalk já possui experiência na construção.
Segundo a Revista Galileu, não bastava aos holandeses apenas construir a bicicleta para que o recorde fosse aceito. Antes disso, eles precisariam pedalar com ela por pelo menos 100 metros, comprovando assim sua usabilidade — o que foi um sucesso.
O novo recorde superou a marca anterior do australiano Bernie Ryan. Em 2020, ele foi reconhecido como detentor da maior bicicleta do mundo, com um veículo com 47,5 metros. Após o recorde, o novo veículo holandês foi levado ao museu de história da cidade de Prinsenbeek, onde ficará exibido.
Uma curiosidade é que o recorde já teve muitos vencedores ao longo das décadas. O primeiro reconhecimento desta categoria foi em 1965, atribuído a uma bicicleta criada em Colônia, na Alemanha, com 8 metros — certamente nessa época ninguém imaginava as proporções que o recorde tomaria.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro