Detalhe da estátua recuperada - Ministério de Antiguidades do Egito
Egito Antigo

Estátua do antigo Egito contrabandeada há cerca de 30 anos é resgatada

O objeto de quase 4 200 anos estava em exibição na Holanda

Alana Sousa Publicado em 12/02/2019, às 14h30 - Atualizado às 14h31

Uma antiga estátua egípcia foi recuperada pelas autoridades do país após ter sido roubada e contrabandeada nos anos 1990. O Ministério de Antiguidades do Egito declarou que a pista que levou ao encontro da estátua foi o aparecimento do objeto em uma sala de exposições de arte na Holanda, no ano passado.

A estátua, feita em pedra calcária, pertence ao Primeiro Período Intermediário da História do Antigo Egito, referente aos anos de 2190 a.C a 2052 a.C, de acordo com a inscrição hieroglífica. Foi descoberta através de escavações ilegais realizadas na década de 90, em uma necrópole no sítio arqueológico de Saqqara, no Egito. 

A estátua recuperada/ Ministério de Antiguidades do Egito

O artefato retrata um oficial de alto escalão, chamado Nekaw-Ptah, em uma postura de pé e usando uma peruca curta. Ainda não se sabe mais informações sobre o oficial, tais como quando ele morreu ou suas principais atividades.

Shaaban Abdel Gawad, supervisor geral do Departamento de Repatriamento de Antiguidades disse que “as autoridades holandesas entregaram a estátua à embaixada do Egito em Amsterdã, e ela retornará à sua terra natal em breve”.


Com informações de Ahram Online

Egito Antiguidade História Egito Antigo Holanda escavação estátua roubo Idade Contamporânea Nekaw-Ptah contrabando ilegal

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro