Donald Trump e Kim Jong-Un se encontram pela segunda vez - Getty Images
Política

O que esperar do segundo encontro entre Donald Trump e Kim Jong-Un?

Os líderes dos EUA e Coreia do Norte se encontraram nessa quarta-feira no Vietnã e debateram sobre o poder nuclear do país asiático

Alana Sousa Publicado em 27/02/2019, às 13h30

Donald Trump e Kim Jong-Un se encontraram novamente nesta quarta-feira, 27. É a segunda vez na história que um presidente norte-americano e um ditador norte-coreano sentam juntos para discutir questões políticas.

O jantar aconteceu em Hanói, no Vietnã, e rendeu declarações de Trump para Kim, que afirmou ser um “grande líder” e que enxerga para a Coréia do Norte “um potencial econômico tremendo”.

Já Kim afirmou que o encontro só aconteceu graças à “corajosa decisão política” de Trump. E que os dois tiveram “uma conversa muito interessante” de 30 minutos.

A reunião entre os líderes teve como principal pauta a desnuclearização da Coréia do Norte. Trump propôs que o país asiático aceitasse a entrada de inspetores americanos em áreas nucleares, além de Kim concordar em fechar o centro de pesquisa nuclear de Yongbyon. Em troca, Kim exige o fim de sanções impostas como punição pelos testes nucleares realizados pelos norte-coreanos no passado.

Ambos os líderes expressaram otimismo com a reunião. Kim disse que após a primeira cúpula, realizada em junho de 2018, o mundo “não compreendeu” a relação entre EUA e Coréia do Norte. E espera que agora consiga trazer “um resultado que agrade a todos”.

Donald Trump Donald Trump Política Kim Jong-Un poder nuclear cúpula

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro