Falecido em 2020, Joseph Safra tem uma fortuna estimada em cerca de 15 bilhões de dólares
Fabio Previdelli Publicado em 07/02/2023, às 10h20
Na última segunda-feira, 6, Alberto Safra, herdeiro bilionário de Joseph Safra, falecido em 2020, entrou com um processo na Suprema Corte do Estado de Nova York contra sua própria mãe e seus irmãos.
Alberto acusa sua família de tentar expulsá-lo do império criado por seu pai. Para isso, sua mãe e seus irmãos teriam tentado diluir propositalmente sua participação na holding do Safra National Bank.
Vicky Safra, mãe de Alberto, e Jacob e David, dois de seus irmãos, teriam se envolvido em atos de improbidade corporativa, aponta o UOL, tudo isso com a intenção de prejudicar os interesses de Alberto na empresa.
"Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial na Suprema Corte de Nova York para proteger os seus direitos", aponta em nota.
É lamentável que David e Jacob Safra tenham tomado tais ações ilegais. Por meio da ação judicial, Alberto Safra busca a proteção dos seus direitos", completa.
Ainda conforme o UOL, a disputa com a família já vem de longa data. Em novembro de 2019, por exemplo, após uma discordância com David, seu irmão mais novo, Alberto, renunciou ao cargo de conselheiro administrativo do Safra.
Dois anos depois, informou a Reuters, ele chegou a se aproximar de um acordo com seus familiares a respeito do testamento de seu pai — que possuía uma fortuna de cerca de 15 bilhões de dólares.
Em resposta ao processo movido por Alberto, a família Safra publicou uma nota informado que, poucos meses após receber uma doação dos pais como parte de uma antecipação a sua herança, Alberto teria deixado o Banco Safra sem cumprir com os desejos de seu pai.
À época, Joseph teria pedido para executivos da empresa não acompanhar os passos de Alberto, algo que ele considerava uma afronta a sua pessoa. "Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento."
A família lamenta o caminho adotado por Alberto, que primeiro atentou contra o pai em vida e agora o faz contra sua memória, e refuta suas alegações", encerra o comunicado.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro