Kamala Harris e Donald Trump - Getty Images
Estados Unidos

'Guru eleitoral' revela quem irá assumir a presidência dos EUA

O analista político e "guru eleitoral" Nate Silver divulgou sua última previsão para as eleições presidenciais dos Estados Unidos

Redação Publicado em 04/11/2024, às 10h59

O analista político e "guru eleitoral" Nate Silver divulgou sua última previsão para as eleições presidenciais dos Estados Unidos. 

Em uma análise publicada na plataforma online Substack, Silver apontou que o ex-presidente Donald Trump possui uma leve vantagem sobre a vice-presidente Kamala Harris. Trump possui 51,5% de chances de vitória no Colégio Eleitoral, em comparação aos 48,1% de Harris.

'Disputa acirrada'

Em um comentário no X (antigo Twitter), Silver observou que as pesquisas dos estados indecisos apontam um cenário equilibrado, com leve oscilação para ambos os lados: "enquanto as pesquisas do New York Times indicam um leve favoritismo para Harris, as do Morning Consult favorecem Trump. É uma disputa acirrada".

Segundo o jornal New York Post, a pesquisa do Times/Siena College indica que a disputa entre Harris e Trump permanece acirrada nos sete estados decisivos, faltando apenas dois dias para a eleição.

A democrata tem uma leve vantagem na Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, enquanto Trump lidera no Arizona. Michigan e Pensilvânia apresentam empates técnicos entre os candidatos. Já a pesquisa da Morning Consult sugere uma pequena vantagem do republicano na Geórgia, Carolina do Norte e Wisconsin, além de empates no Arizona e na Pensilvânia, repercute o jornal. 

Esses dados foram divulgados após um levantamento surpreendente do instituto de J. Ann Selzer para o jornal Des Moines Register, que mostrou Harris à frente de Trump em Iowa, um estado historicamente republicano, com 47% a 44%.

Analista político e "guru eleitoral" Nate Silver / Crédito: Getty Images

 

Embora Silver tenha comentado que essa pesquisa talvez não tenha grande impacto na eleição, ele reconheceu que o "resultado é positivo para a campanha dela".

Além disso, segundo o NY Post, Silver observou que, embora Trump tenha demonstrado "ímpeto" em outubro, esse movimento perdeu força em novembro, resultando em uma disputa que ele classifica como "realmente empatada" e sem favoritismo claro.

Na média nacional mais recente, Harris lidera Trump por 48,5% a 47,6%, mas o analista enfatizou que os números dos estados indecisos são decisivos neste momento. Nos estados-chave, o modelo de Silver aponta uma leve vantagem de Trump no Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Pensilvânia, enquanto Harris tem uma vantagem apertada em Michigan e Wisconsin.

Estados Unidos Donald Trump EUA Casa Branca eleições Kamala Harris Guru eleitoral Nate Silver

Leia também

Placa com mofo do 'pai da penicilina' é leiloada por valor recorde nos EUA


Quanto ganha o presidente dos Estados Unidos e quais são os benefícios?


Por que esquilo separado de influencer foi sacrificado nos EUA?


O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978


Rover da NASA encontra misteriosas manchas verdes em Marte


Estudante descobre segredo do copo Stanley ao cortar produto ao meio