Imagem capturada durante investigação - Reprodução/Vídeo/G1
Leite

Grupo é condenado por usar soda cáustica e água oxigenada para esconder qualidade de leite

Grupo de Santa Catarina usava soda cáustica e água oxigenada para esconder qualidade de leite e conservar bebida

Redação Publicado em 06/09/2022, às 17h58

Para encobrir qualidade do leite, grupo de 17 pessoas em Santa Catarina foi condenado por usar soda cáustica e água oxigenada na mistura. O crime foi descoberto em 2014, mas a decisão Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi divulgada na segunda-feira, 5.

Como repercutido pelo G1, os criminosos terão que cumprir penas que somam 145 anos, seis meses e cinco dias de prisão, além do pagamento de R$ 240 mil, no total. 

A "tática" foi usada para manter a conservação e encobrir a má qualidade do produto. Com isso, o leite produzido na região de Chapecó no Oeste, quando destinado a outros estados era conservado até a chegada ao destino.

"Quando por algum motivo o leite in natura não era recebido (porque percebiam a fraude ou o leite chegava fora dos padrões), esse mesmo leite, em vez de ser descartado, era direcionado para a fabricação de queijo nos laticínios, evitando perdas e garantindo o aumento dos lucros", informou o TJSC, como repercutido pelo G1.

Condenação

Além de funcionários, estão envolvidos representantes de quatro laticínios, duas cooperativas, uma transportadora e uma empresa comercializadora de produtos químicos.

Como divulgado pelo G1, eles foram condenados por "falsidade ideológica por adulteração de documentos; vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo; e corromper, adulterar, falsificar ou alterar substância ou produto alimentício destinado a consumo, tornando-o nocivo à saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo".

Santa Catarina leite soda cáustica água oxigenada

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro