Greta Thunberg durante conferência da COP25 em Madri - Getty Images
Mundo

Greta Thunberg ganha o título de personalidade do ano pela revista Time

Ativista sueca de 16 anos é conhecida por pedir medidas concretas para o combate das mudanças climáticas

Fabio Previdelli Publicado em 11/12/2019, às 10h55

A jovem ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita a personalidade do ano de 2019 pela revista americana Time. O anúncio foi feito na publicação desta quarta-feira, 11.

Conhecida por pedir medidas concretas para o combate das mudanças climáticas, Greta deu início a um movimento internacional de estudantes em uma sexta-feira de agosto de 2018. Na ocasião, a ativista faltou à aula e se sentou em frente ao Parlamento da Suécia para protestar contra os incêndios e as recentes ondas de calor que afetavam o país.

Capa da revista Time que nomeia Greta Thunberg como personalidade do ano / Crédito: Divulgação Time

 

Com um cartaz escrito “Em greve escolar pelo clima”, ela se tornou inspiração para jovens de todo o mundo que passaram a se mobilizar, às sextas-feiras, para cobrarem que as autoridades mundiais cumprissem as metas de emissão de gases causadores do efeito estufa. O movimento ficou conhecido como “Fridays For Future”.

Greta também participou de grandes eventos mundiais como a COP25 e o Fórum Econômico Mundial. Em um de seus discursos mais marcantes, feito na ONU em setembro, a sueca declarou: "Vocês roubaram os meus sonhos e infância. Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre dinheiro e o conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como se atrevem?”.

A jovem concorreu com outras 57 personalidades do meio político e do entretenimento, como: os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil), Donald Trump (Estados Unidos), Emmanuel Macron (França), Vladimir Putin (Rússia), Xi Jimping (China), Volodymyr Zelenski (Ucrânia) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia).

O método para a escolha da revista passa por uma votação popular que “provê informações relevantes sobre a opinião pública, dando aos leitores uma chance de influenciar na escolha”, que é feita de fato pelos editores da revista.

Segundo informou o UOL, na última semana, o presidente Jair Bolsonaro tinha 1% de aprovação do público, que concordava com a nomeação, enquanto 99% discordavam.

protesto ativista Suécia Mudanças Climáticas revista Time greta thunberg Fridays For Future 2019 personalidade do ano

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro