20 pessoas morreram e 120 mil hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo; entenda!
Ingredi Brunato Publicado em 29/08/2023, às 11h03
Um enorme incêndio está consumindo o parque nacional de Dadia, localizado na Grécia, há dez dias seguidos. Para tentar apagar as chamas, a União Europeia já mobilizou quase metade de sua tropa de aviões-tanque mas, até agora, os esforços não foram bem-sucedidos.
Conforme divulgado pela Reuters, esse é o maior incêndio a ocorrer em um dos países do bloco desde sua criação. A UE, vale lembrar, já existe desde 1993. Neste momento, mais de 400 bombeiros lutam contra o fogo com o auxílio de 11 aviões e um helicóptero.
Um detalhe relevante é que o vice-governador da região, Dimitris Petrovich, fez uma declaração sombria a respeito da situação em entrevista à ERT (uma emissora televisiva grega) no último domingo, 27:
Infelizmente, prevemos que o foco em Dadia não poderá ser contido e colocado sob controle", afirmou o político.
Diversas regiões arborizadas da Grécia queimaram neste ano de 2023. Segundo as estimativas do Observatório Nacional Grego, 120 mil hectares de vegetação foram consumidos.
Além disso, até agora houveram 20 vítimas fatais. 19 delas eram imigrantes cujos corpos foram encontrados carbonizados, e o último era um pastor natural da região que faleceu enquanto tentava salvar seu rebanho das chamas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro