'Casa da Morte' que será transformada em memorial da ditadura - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Brasil

Governo transforma 'Casa da Morte' em memorial da ditadura

Investimento de R$ 1,4 milhão viabiliza a criação de um espaço de memória e reflexão sobre os crimes cometidos durante o regime militar

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/12/2024, às 18h21

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, dará um importante passo na preservação da memória e na luta por justiça ao transformar a antiga "Casa da Morte" em um Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça.

O imóvel, que serviu como um dos principais centros de tortura e assassinato durante a ditadura militar, será desapropriado com recursos do Governo Federal, através do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

O valor de R$ 1,4 milhão destinado à desapropriação foi liberado após anos de luta de diversas entidades, incluindo a Prefeitura de Petrópolis, o Ministério Público Federal e a sociedade civil. O prefeito Rubens Bomtempo celebrou a conquista, destacando a importância da união de esforços para tornar esse projeto uma realidade.

"O convênio com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, viabilizando esse recurso para a desapropriação, é uma grande vitória, resultado de uma luta de mais de 10 anos, que uniu esforços da Prefeitura, do Ministério Público Federal e de entidades da sociedade civil" disse Rubens no anúncio.

A "Casa da Morte" foi palco de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar. Depoimentos de vítimas confirmam que o local era utilizado para torturar e assassinar militantes políticos que lutavam pela redemocratização do Brasil.

Segundo 'O Globo', embora não existam dados oficiais sobre o número exato de prisioneiros que passaram por ali, sabe-se que Inês Etienne Romeu, uma das sobreviventes, ficou presa por mais de três meses no local.

Próximo passo

Com a liberação dos recursos, o próximo passo é a emissão da posse do imóvel pela Justiça, o que permitirá o início da criação do memorial. O secretário de Governo, Marcus São Thiago, ressaltou a importância de preservar a memória desse período sombrio da história brasileira.

"Com esse depósito, aguardamos a Justiça determinar a emissão na posse do imóvel pela Prefeitura, para iniciarmos essa segunda etapa e criar esse importante equipamento de pesquisa e preservação da memória de um período nefasto de nossa história. Vamos preservar a memória deste período triste de nossa história, para o conhecimento das gerações atuais e futuras e para que nunca mais se repita essa afronta ao Estado Democrático de Direito", declarou Marcus.

Brasil notícias memorial Ditadura militar transformação Petrópolis 'Casa da Morte'

Leia também

Interestelar, de Christopher Nolan, volta aos cinemas 10 anos depois


Helena: Nome feminino é o mais popular no Brasil em 2024


Biden comuta sentenças de morte de 37 condenados e é criticado por Trump


Batalhão 6888: Atriz ganhou baú que pertenceu à verdadeira Charity Adams


Capacete militar de 400 anos é descoberto na Hungria


Torre Eiffel é evacuada após curto-circuito e incêndio em elevador