Ícones das redes sociais Instagram e Facebook - Getty Images
Rússia

Governo russo decide proibir Instagram e Facebook no país

Decisão se deu nesta segunda-feira, 21

Redação Publicado em 21/03/2022, às 15h01

Os Serviços de Segurança russos (FSB) determinaram a proibição "imediata" das redes sociais Facebook e Instagram, nesta segunda-feira, 21. Ambos os serviços pertencem ao grupo americano Meta.

"As atividades da Meta se dirigem contra a Rússia e suas Forças Armadas. Exigimos sua proibição e a obrigação de aplicar esta medida imediatamente", anunciou durante audiência o porta-voz do FSB, Igor Kovalevski.

De acordo com informações do UOL, um promotor pediu a proibição da Meta "por sinais manifestos de atividade extremista", porém pediu que o aplicativo de mensagens WhatsApp, também pertencente à Meta, não fosse incluído na lista.

No dia 11 de março, a Procuradoria-Geral russa pediu que a empresa fosse classificada como organização "extremista", acusando a mesma de justificar "ações terroristas" e promover a incitação ao "ódio e à animosidade" contra os russos por meio do relaxamento das regras contra mensagens violentas nas plataformas.

Segundo o portal de notícias, as redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, além de diversos sites de veículos estrangeiros e também russos críticos ao governo já se encontram bloqueados no país.

Rússia russos redes sociais instagram Facebook Segurança

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro