Pirâmide de degraus em Saqqara - Ministério de Antiguidades do Egito
Egito Antigo

Governo egípcio conclui reforma da Pirâmide de Djoser. Confira as imagens divulgadas!

Visando a melhoria das condições do turismo no país, o Egito restaurou pedras milenares e instalou até um sistema de iluminação

André Nogueira Publicado em 05/03/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h01

Um comunicado do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito anunciou a conclusão de um projeto de restauração da pirâmide de Djoser, uma das principais estruturas de Saqqara, e do complexo ao seu arredor. A obra ocorreu em meio a um projeto do governo al-Sisi de preservação e divulgação do patrimônio nacional para o fomento e melhoria do turismo.

Visão de parte do complexo / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Foram instaladas na pirâmide uma série de pedras que estavam soltas no seu exterior, junto com a restauração da fachada e de corredores internos, que passaram por limpezas e reformas de iluminação. Prédios outros ligados ao complexo, assim como escadas instaladas além da entrada sudeste do sítio, foram consertadas.

Escada no interior do sítio / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Fachada no exterior da pirâmide / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

A reforma começou em 2006, segundo divulgou o Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mustafa Waziri, que examinou a Zona Arqueológica de Saqqara recentemente. “O projeto de restauração da pirâmide de Saqqara é um dos mais importantes projetos de restauração implementados pelo Ministério. A pirâmide de Djoser é o edifício de pedra mais antigo do mundo”, ele disse em coletiva durante a visita.

Interior restaurado / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

Segundo também comentou Dalia Khattab, que supervisiona o Departamento de Desenvolvimento de Sítios Arqueológicos e Museus do ministério, o monumento arquitetado por Imhotep na Terceira Dinastia pôde ser reformada por conta de uma parceria do governo com o setor privado, que possuem interesse em favorecer a comodidade dos visitantes e, com isso, o incentivo à entrada de turistas.

Egito Antiguidade arqueologia Turismo restauração pirâmide Djoser

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro