Prisão de Taraneh Alidoosti foi anunciada no último sábado, 17, pelas autoridades locais
Fabio Previdelli Publicado em 19/12/2022, às 12h06
No último sábado, as autoridades iranianas informaram a prisão da atriz Taraneh Alidoosti; que estrelou o longa ‘O Apartamento’ (2017), vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Alidoosti foi detida por apoiar as manifestações populares no país contra as duras medidas do governo iraniano contra as mulheres — que estouraram em setembro, quando a jovem Mahsa Amini, de 22 anos, foi morta por não usar hijab.
Segundo relembrou o portal CineBuzz, no último dia 9 de novembro, a atriz publicou em seu perfil no Instagram uma foto sua sem usar o lenço na cabeça. A publicação ainda tinha uma placa dizendo: “Mulher, vida, liberdade”; slogan usado nos protestos populares.
Alidoosti, que não forneceu documentos que respaldem algumas de suas reivindicações, foi presa horas atrás por ordem da autoridade judicial”, informou a Irna, agência oficial de notícias do Irã.
O comunicado ainda afirma que diversas celebridades do país também foram convocadas devido a “comentários infundados sobre eventos recentes e publicação de material provocativo em apoio a distúrbios de rua anteriores”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro