Estudo também concluiu que os felinos reagem de formas diferentes ao ouvirem as vozes de seu tutor e de um estranho
Redação Publicado em 26/10/2022, às 12h44
Um estudo feito pela Universidade Paris Nanterre, da França, concluiu que os gatos sabem reconhecer quando seus tutores dirigem falas a eles. A pesquisa, publicada na revista Animal Cognition no dia 25 de outubro, considerou análise do comportamento de 16 animais.
Segundo informações da revista Galileu, o estudo evidenciou que os gatinhos podem mudar seu comportamento ao ouvirem o dono falando em um tom direcionado a eles. Por outro lado, quando se trata da voz de um estranho, ou mesmo quando seu tutor direciona a fala a outra pessoa, essa mudança de comportamento não é observada.
De acordo com a fonte, os felinos foram expostos a diferentes situações, nas quais reagiram às vozes pré-gravadas de seus respectivos donos e de um estranho. Nessas gravações, as pessoas diziam frases em tons dirigidos a gatos e a humanos.
Posteriormente, os responsáveis pelo estudo analisaram as reações dos bichanos, desde movimentação de orelhas, até mesmo dilatação da pupila e movimentação da cauda.
Segundo os pesquisadores, 10 dos 16 gatos mostraram uma diminuição na intensidade do comportamento ao ouvirem três gravações da voz um estranho chamando-os pelo nome. Entretanto, quando ouviram a voz dos donos, a intensidade do comportamento aumentou novamente de forma significativa, virando as orelhas em direção aos alto-falantes e dilatando a pupila.
Em um segundo cenário, no qual os gatos foram expostos a áudios de seus tutores falando em tom direcionado a humanos adultos, 10 dos felinos diminuíram seu comportamento. Com a mudança de tom, agora voltado para os gatinhos, eles voltaram a reagir ao estímulo sonoro.
Essa mudança na intensidade do comportamento não ocorreu quando os gatos ouviram um áudio no qual um estranho conversou em tom direcionado para o adulto e depois para o felino.
Apesar de se tratar de uma amostra muito pequena, os pesquisadores consideram o experimento um forte indicador de que os gatinhos são capazes, de fato, de reconhecer a voz do tutor e diferenciar seus tons de voz.
+Confira aqui o estudo completo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro