À esquerda, o papa Francisco, e à direita, o Papa Bento XVI - Getty Images
Papa

Funeral de Bento 16 será presidido por Papa Francisco e já tem data definida

O papa emérito faleceu neste sábado, 31, aos 95 anos de idade

Isabelly de Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 31/12/2022, às 09h44

Neste sábado, 31, a morte do papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, foi anunciada. O antigo pontífice faleceu dentro de um convento localizado nos jardins do Vaticano, onde vivia desde 2013. A informação foi dada por Matteo Bruni, o porta-voz oficial do Vaticano.

Essa será a primeira vez na milenar história da Igreja Católica que um papa reinante irá enterrar outro papa. O argentino Francisco irá presidir o funeral de Bento XVI, que começará a partir de segunda-feira, 2, mas será finalizado no próximo dia 5.

O último adeus dos fiéis ocorrerá na Basílica de São Pedro, como informado pela Igreja Católica. A nota divulgada pelo Vaticano informou que o papa emérito faleceu às 9h34 (no horário de Brasília, 5h34). Muitas autoridades religiosas e políticas lamentaram a morte do pontífice nas redes sociais.

Saúde delicada

Francisco disse na quarta-feira, 28, que Bento XVI estava “muito doente”, e pediu que a Igreja rezasse por ele. O Vaticano afirmou mais tarde, em um comunicado, que o papa emérito havia sofrido uma “piora” repentina de saúde e estava constantemente recebendo auxílio médico, segundo informações da AFP, via Uol.

Bento XVI foi o primeiro papa em mais de 600 anos a renunciar ao cargo de chefia da Igreja Católica. Em 2013, o pontífice anunciou a decisão formal, em meio a muitas acusações de omissão em casos de pedofilia envolvendo sacerdotes.

morte Papa Vaticano funeral 'Francisco' 'Bento 16'

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro