Obama e Biden reunidos enquanto recebiam atualizações sobre operação contra Osama - Casa Branca
Brasil

Fotos inéditas mostram bastidores da Casa Branca após operação contra Bin Laden

Nas imagens, Joe Biden e Barack Obama perambulam com feições de preocupação pela residência oficial

Wallacy Ferrari Publicado em 29/04/2023, às 11h32

Quase 12 anos após o anúncio de que Osama bin Laden havia sido morto pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em ataque no Paquistão, fotografia inéditas revelam a tensão nos bastidores da Casa Branca para a confirmação da notícia.

Nas novas imagens, o então presidente Barack Obama e o atual chefe de estado, então vice, Joe Biden, são vistos perambulando pelos cômodos do edifício enquanto uma multidão de cidadãos aguardavam a confirmação do lado de fora do local.

Entre as imagens, uma chama atenção pela necessidade de confirmação, mesmo com registro visual; o Washington Post aponta que, por volta das 16h do dia, 1 de maio de 2011, o fotógrafo oficial Pete Souza registrou os políticos reunidos em torno de uma televisão, assistindo as imagens da operação em tempo real.

Obama e Biden reunidos enquanto recebiam atualizações sobre operação contra Osama / Crédito: Casa Branca

 

Algumas das imagens mostram também Leon Panetta, então diretor da CIA, Bill Daley, chefe de gabinete da Casa Branca, James Clapper, diretor de inteligência nacional e Tom Donilon, conselheiro de segurança nacional.

Quem foi Bin Laden?

Osama Bin Laden foi um dos homens mais procurados do mundo, líder e fundados da organização terrorista Al-Qaeda, sendo diretamente responsável pelo ataque de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas em Nova York.

Ele nasceu em 1957 em uma família rica na Arábia Saudita e tornou-se extremista islâmico em sua juventude. Ele era conhecido por sua habilidade em esconder-se, tendo passado anos vivendo em cavernas e esconderijos nas montanhas do Afeganistão.

Depois de anos de busca, em 2 de maio de 2011, uma equipe de forças especiais dos Estados Unidos invadiu o esconderijo de Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, e o matou em um tiroteio. Sua morte foi um marco importante na luta global contra o terrorismo, mas também levantou questões sobre a legalidade das operações secretas dos Estados Unidos no exterior.

Estados Unidos governo operação Al Qaeda Bin Laden Osama

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro